
O anúncio foi feito pelo comitê de combate à dengue em reunião com a presença de representantes da UFPA, secretaria de educação, secretaria de saúde, vigilância sanitária, SEPROEM, SEMAT, SEMUT e secretaria de obras. Segundo o comitê, já foram encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti (transmissor da doença) em todos os bairros da cidade.
De acordo com o número de casos confirmado, já está instalando a epidemia de dengue na cidade de Altamira, segundo o comitê de combate a dengue no município, a situação é preocupante, já são vários casos da doença confirmados na cidade.

Dos casos já confirmados pelo o Instituto Evandro Chagas três são do bairro Mutirão, três na rua sete de setembro, centro da cidade, um caso do bairro Sudam I, segundo o comitê mais vinte e quatro casos suspeitos já foram encaminhados para exames laboratoriais. O índice de infestação já chega a 1.48% um percentual considerado preocupante, diz os responsáveis pelo controle epidemiológico no município.
Segundo Claudio Cabreira, coordenador de combate a dengue "acima de 1% significa que o risco de acontecimento de uma epidemia está instalado e para possibilidade chegar a um surto é muito grande, e Altamira está neste patamar", o coordenador disse ainda que, não adianta ter informações se a população não colabora, é preciso que a população levante a bandeira de combate aos mosquitos e as larvas nas residências, quintais, terrenos baldios, valas, esgotos e ruas com poças d"água, virar aquela vasilha de limpa-la, eliminar dos quintais pneus, tampinhas de garrafas, vasos e outros objetos que possam está servindo de criadouro para o mosquito, uma vasilha que não pode ser jogada fora e que está como recipiente com água, lavá-las duas ou três vezes por semana com água e sabão e uma esponja ou uma escova pra eliminar os ovos e larvas, isso é importante.

Durante as últimas semanas, várias pessoas já apresentavam sintomas da dengue. A universidade federal do Pará campus de Altamira, desde o início do ano vem auxiliando o comitê na realização de pesquisas, agora parte para uma nova etapa, juntamente com o comitê de combate as endemias, estão organizando mobilização social e envolvendo os alunos das escolas públicas e particulares de Altamira em combate ao mosquito.
Essa epidemia foi manchete nos principais Jornais do Estado do Pará, inclusive O Jornal Liberal 2ª Edição, o mais assistido de todo o estado.
De acordo com os últimos dados, já existe uma epidemia em Altamira agora, tem muitas coisas que podem ser feitas, muitas ações relativamente simples que podem ser tomadas e nós temos que fazer isso. Atualmente Altamira só conta com 39 agentes de endemias e pedem a colaboração da população para combater essa epidemia, Dengue pode matar, alerta.
Segundo a agente de endemias Eliezio de Sousa diz que, a maior dificuldade enfrentada, é o difícil acesso em algumas residências que resistem a entrada do agente para fiscalizar o quintal, é preciso que a população tenha consciência e colabore, abra porta de sua casa, na desconfiança peça a identificação do agente e acompanhe-o durante a visita, faça perguntas e tire suas dúvidas.
Os sintomas comuns da dengue são: febre alta e repentina, dor de cabeça e nos olhos, dor nos músculos e nas articulações, manchas vermelhas na pele, enjoou, perda de apetite e coceira no corpo.
Para o comitê de combate a dengue em Altamira, a partir de agora, estamos na corrida contra o tempo e deixa um alerta "a chuva vai chegar e os ovos vão eclodir, liberando grande quantidade de larvas", vai ficar crítica a situação da cidade se todos não aderirem a esse apelo de combate.
Segundo Oswaldo Damasceno, presidente do comitê, "depois de confirmar os primeiros casos não vamos mais colher sorologia de todo mundo, vamos agora partir para o isolamento viral e saber qual é o vírus que está circulando em Altamira, se e o vírus 1, vírus 2 ou vírus 3.
A orientação para população e que ao sentir os sintomas, procure uma unidade de saúde, caso não consigam uma assistência médica de imediato, não consigam uma ficha, procure um enfermeiro responsável para fazer uma avaliação e encaminhar para médico ou ver se o caso for grave enviar para o hospital.
O comitê chama a população para a responsabilidade e solicita a colaborar para combater essa epidemia de dengue na cidade, porém, o poder público precisa garantir condições de segurança e trabalho para os agentes, equipe técnica e população no combate a epidemia, o poder público tem culpa nessa situação, pois não cuida corretamente da limpeza da cidade, há esgoto com água parada e isso é lugar propício para proliferação do mosquito, não há uma ação eficiente por parte da prefeitura, o maior município do mundo, esse é o discurso da prefeita, tem apenas 39 agentes de saúde, isso é uma vergonha, é falta de responsabilidade e de compromisso para com a população, é necessária que a população tome uma atitude no sentido de cobra da prefeita a aplicação dos investimentos correto na saúde do município, que pelo menos a população saiba onde está sendo investido.


0 comentários:
Postar um comentário