Embora o Pará seja o estado que obteve o pior desempenho na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2009 para as séries iniciais do ensino fundamental com a nota 3,6, em uma escala que vai de 0 a 10, o município de Vitória do Xingu mais uma vez surpreendeu .
Nas séries iniciais até 4ª série, Altamira ficou com a nota 4,3. Em 2007 esse índice foi de 4,1. O município mais uma vez superou a meta nacional.
Nos municípios da região Transamazônica esse índice ficou assim (IDEB 2009):
Séries Iniciais (SI)/ Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série (EF).
Vitória do Xingu
SI: 4,3
EF: 4,1
Altamira
SI: 4,7
EF:4,1
Senador José Porfirio
SI:3,9
EF: 4,1
Anapú
SI: 3,0
EF: 3,4
Brasil Novo
SI: 3,8
EF: 3,9
Medicilândia
SI: 3,8
EF: 4,2
Uruará
SI: 3,9
EF: 3,7
O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e serve para medir a qualidade da educação no país, levando em conta as notas obtidas pelos alunos na Prova Brasil e dados sobre a aprovação escolar.
Para o filósofo e professor Gutemberg Cruz as notas refletem a atual situação da educação na região: “apesar das notas terem sido melhores no IDEB 2009, nossa educação da Transamazônica ainda precisa passar por diversas mudanças, a primeira delas é a falta de estrutura, falta de bibliotecas, falta de apoio técnico pedagógico e transporte escolar de qualidade, nesse contexto nossas escolas não levariam nem nota 2,0. Mais os esforços da escola e dos próprios alunos têm feito essa situação mudar pouco a pouco. Na verdade falta muito ainda comprometimento político para o desencadeamento melhor de nossa educação”. Afirmou Gutemberg Cruz.
Matéria: Daniel Ferreira
Portal N1: www.vtxnews.blogspot.com


0 comentários:
Postar um comentário