Os médicos foram recebidos com muita alegria pela equipe que trabalha na sede do DSEI em Altamira.
Os médicos, Mayre Reinaldo Saltorio, Melesio Perez Saborit e Mercedes Blando Echevarria trabalharão nos distritos indígenas Iriri, Xingu e Bakajá. Segundo o DSEI, ainda esta semana os médicos começarão a dar consultas nas aldeias.
Já o médico brasileiro que trabalhará em Altamira, Rogerio de Amorim Oliveira, que estudou na Argentina, ainda não se apresentou à Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o secretário Valdecir Maia, o médico deve comparecer ao município esta semana.
O novo profissional deve atuar no posto da Secretaria de Saúde, na sede do município, rua Primeiro de Janeiro, bairro Recreio.
Segundo o Ministério da Saúde, todos os quatro profissionais vão cumprir carga horária de 40 horas por semana. O pagamento dos médicos cubanos será feito para a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), que irá repassar o recurso para o Ministério da Saúde de Cuba, que irá fazer o pagamento dos profissionais.
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: O Xingu


0 comentários:
Postar um comentário