Páginas

Pará terá atendimento especializado a deficientes

quarta-feira, 8 de maio de 2013

O Pará terá novos serviços para assistência a pessoas com deficiência. O Ministério da Saúde anunciou R$ 205,2 milhões por ano para atendimento especializado, inclusive oferta de cadeira de rodas motorizadas no país. As pessoas com deficiência passarão a ter acesso a novos serviços e equipamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).
A série de ações vão beneficiar 944 mil pessoas por ano. Serão inaugurados 29 Centros Especializados de Reabilitação (CER) e 18 oficinas de órteses e próteses sendo um centro no Pará.
O Estado receberá ainda um micro-ônibus para transporte desses pacientes até os serviços de saúde de um total de 20 que serão entregues no país. Além disso, passará a oferecer mais exames no teste do pezinho para diagnóstico de doenças em recém-nascidos e receberá recursos para a qualificação do atendimento a esse público em dois Centros de Especialidade Odontológica (CEO). O SUS passará a ofertar mais seis novos modelos de cadeiras de rodas e o sistema FM, acessório para aparelhos auditivos.

OFICINAS

O Ministério da Saúde inaugurará também 18 oficinas de órteses e próteses e vai liberar recursos para qualificar o atendimento a pessoas com deficiência em 47 Centros de Especialidade Odontológica (CEO) no país, aumentando em 50% o valor para que os profissionais sejam capacitados para usar técnicas especializadas para tratamento desse público. Cada CEO terá uma cadeira de rodas 40 horas por semana para atendimento. Mais de 200 CEOs já foram qualificados.

Essas são as primeiras medidas do programa Viver Sem Limite, Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançado pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, em 2011. Os novos serviços e equipamentos estão voltados à inclusão social dos brasileiros com deficiência, garantindo autonomia e independência a esse público e possibilitando melhor da qualidade de vida.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que "o Sistema Único de Saúde está se organizando para que as pessoas com deficiência não tenham limitações. Quem impõe limites a esses brasileiros é a sociedade que não se organiza", disse, acrescentando que quando o governo federal lançou o programa Viver Sem Limite inaugurou um novo padrão de atendimento.
CENTROS ESPECIALIZADOS DE REABILITAÇÃO
Os Centros Especializados de Reabilitação (CER) são serviços de qualidade assistencial em reabilitação que atendem pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual, conforme o número de modalidades habilitadas.
O centro do Pará vai funcionar em Belém para atendimento de pessoas com deficiência física e intelectual – e receberá um micro-ônibus adaptado para pessoas que não apresentam condições de mobilidade e acessibilidade autônoma aos meios de transporte convencional ou que manifestem grandes restrições ao acesso e uso de equipamentos urbanos até os serviços de saúde. Também está prevista, até o fim de 2014, a entrega de outras 88 vans em várias cidades do país.


Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: (Diário do Pará)





0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010