A parceria entre a prefeitura e os governos federal e estadual possibilitou manter as estradas do município trafegáveis. Prova disso foi a entrega oficial pelo prefeito de Anapu, Chiquinho do PT, de 70 km de estradas vicinais totalmente recuperadas, no dia 3 de março último.
Entre os travessões recuperados estão o do Flamingo (10 km), no acesso norte, Flamingo Sul (25 km), Água Preta (15 km), Laurindo (15 km), além de 5 km ligando a vicinal do Laurindo ao travessão do Santana. As obras foram realizadas pelas empresas W Norte e Amazon Trak, e fiscalizadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária- Incra.
Além do prefeito Chiquinho, prestigiaram a solenidade o vice-prefeito Délio Fernandes, secretários municipais, o secretário de Estado de Transportes- Setran, Valdir Ganzer, deputado federal Zé Geraldo, deputado estadual Airton Faleiro, vereadores, professores, representantes do Incra de Santarém, Avelino Ganzer, da Setran, o chefe do Incra em Altamira, Fernando Leal, e os representantes das empresas W Norte e Amazon Trak.
"Todo esse trabalho só foi possível graças ao governo federal, com apoio do presidente Lula e da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rouseff, além da ajuda da governadora Ana Júlia Carepa. A ajuda dos deputados Zé Geraldo (PT) e Airton Faleiro (PT) também está sendo imprescindível para a captação de recursos para pôr em prática os projetos do município de Anapu", frisou Chiquinho do PT.
Presentes no evento, os presidentes das comunidades relataram a situação das vicinais antes de o prefeito Chiquinho assumir a administração do município. Segundo eles, os colonos estavam abandonados e não tinham como escoar a sua produção pela falta de estrada.
O presidente da comunidade do Flamingo disse que de 2005 a 2008 os anos foram difíceis, pois o produtor só contava com uma picada no meio da mata, sem falar na falta de escola e de outros benefícios.
"Hoje a realidade é outra. Agora temos estradas trafegáveis, temos escola com ensino fundamental até a 8ª séries e uma associação. É desse tipo de apoio que o colono necessita para trabalhar e permanecer explorando a terra", comentou o presidente da comunidade do Flamingo.
Para o prefeito Chiquinho do PT, o resgate do município, seja na zona urbana ou rural, faz parte do seu compromisso como o povo anapuense. "A aplicação correta dos recursos públicos tem sido a marca deste governo", garantiu. O prefeito explicou que foi preciso organizar a prefeitura, recuperar maquinários e aprovar leis que garantissem o avanço do município.
Além da inauguração das vicinais, a administração "Pra Frente Anapu" também entregou melhorias para as comunidades da Água Preta e do PDS Esperança. Nessas localidades, várias pontes foram construídas e outras recuperadas.
O secretário de Estado de Transporte, Valdir Ganzer, enfatizou que apesar das dificuldades enfrentadas por causa da crise econômica mundial, o município de Anapu conseguiu superar a crise e recuperar cerca de 800 km de estradas em pouco mais de um ano de administração. "As parcerias firmadas entre prefeitura, governos federal e estadual, foram primordiais para fortalecer o município e abrir caminho ao desenvolvimento", salientou Ganzer.
O secretário frisou ainda a qualidade dos trabalhos realizados nas vicinais pelas empresas contratadas. "Estradas e pontes bem construídas, drenagem e bueiros em concreto. Essas obras vão durar muito tempo se a comunidade continuar colaborando", arrematou Ganzer, que lembrou também de um convênio entre prefeitura e Estado que beneficiou Anapu com 5 km de asfalto e bloketes.
Chiquinho encerrou as inaugurações agradecendo o governo federal e o governo paraense. O gestor relembrou que este ano a governadora repassou ao município 100 mil litros de combustível, R$ 200 mil reais e mais 100 mil litros de óleo para recuperar grandes partes das vicinais de Anapu.
Melhorias- O prefeito Chiquinho anunciou que até agosto deste ano mais de 119 km de estradas serão recuperados. Ao todo, o município possui 3 mil km de estradas vicinais, das quais 800 km já estão restaurados.


0 comentários:
Postar um comentário