Foto: Fiscal do IBAMA |
Em Senador José Porfírio no baixo Xingu, Oeste do Pará, uma equipe de agente ambientais do IBAMA da gerencia de Santarém, acompanhados do patrulhamento ambiental da SEMAT – Secretaria de Meio Ambiente de Senador José Porfírio realizaram a apreensão de 16 Tartarugas da Amazônica (Podocnemis expansa), nos limites das cidade de Senador José Porfírio e Porto de Moz. Dois pescadores estavam com os répteis em uma pequena embarcação tipo rabeta, utensílios de pesca usados para capturar os quelônios o motor foram apreendidos durante a ação conjunta.
Os animais foram pesados medidos, em seguida devolvidos ao rio, como rege o procedimento nesse tipo de situação. Além da apreensão dos utensílios, os infratores vão pagar multa de 80 mil reais e responder ao processo administrativo junto ao IBAMA, um inquérito policial deve instaurado para averiguar o destino dos animais.
“O nosso trabalho é preventivo, mas também punitivo, nesse período esses animais estão em fase de reprodução nessa região do Xingu, o que agrava ainda a ação desses predadores pois além de eliminar esses animais no mercado clandestino eles ainda quebram o ciclo reprodutivo das tartarugas” Explica Manoel Costa Agente Ambiental do IBAMA.
O IBAMA estará presente nas diversas ações de combate a apanha de quelônios, bem como nas coletas de ovos diversos neste período de reprodução das espécies, em especial na região do Tabuleiro do Embaubal.
A vigilância no Tabuleiro do Embaubal e constante, SEMAT e IBAMA atuam no arquipélago com rondas ostensivas durante dia e noite, as apreensões são fruto também de informações repassadas por ribeirinhos que moram nas proximidades e participam do projeto de preservação da espécie na praia do Juncal, principal local de desova da tartaruga da Amazônia.
0 comentários:
Postar um comentário