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Telefones públicos são substituidos por Smart Screens

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Nova York substitui telefones públicos por Smart Screens.
Telefone Público em Nova York
Além de Nova York, o Rio de Janeiro está na rota de expansão internacional do serviço high-tech.
A prefeitura de Nova York, em parceria com as empresas Cisco IBSG e City24/7, inaugurou oficialmente na terça-feira, 20, os quiosques equipados com touch-screens de 32 polegadas que começaram a ser testados em abril – os “Smart Screens”, que nos próximos anos deverão substituir todos os 12,8 mil telefones públicos da cidade.
Conectados à internet e com recursos de toque, voz e áudio, os “tablets gigantes” fornecem informações gratuitas e em tempo real sobre lojas, bares, restaurantes, mapas de ruas e de estações de metrô, trajetos de ônibus, serviços públicos, pontos turísticos, teatros, cinemas, etc, situados num raio de dois quarteirões quadrados de cada quiosque. Todas as informações, e mesmo cupons de descontos oferecidos pelo comércio local, podem ser armazenados no celular ou outro device via bluetooth, código QR e outros mecanismos. Ferramentas de back-end da Cisco também integram o sistema de emergência 911 e o serviço de informação pública 311, que, além de atenderem reclamações e pedidos de ajuda, alertam sobre situações de risco e locais onde as pessoas podem se abrigar em caso de perigo.
Disponibilizadas em vários idiomas, as Smart Screens também podem ser acessadas via wifi por smartphones, tablets e laptops, e contam com recursos sofisticados para atendimento de deficientes físicos, visuais e auditivos.
Além de ultra-resistentes a choques, as telas são à prova d’água e de poeira, e facilmente laváveis. Um dado interessante e que mostra a boa recepção popular à iniciativa, observou Tom Touchet, CEO da City 24/7, é que não houve registro de casos de vandalismo em nenhum dos locais onde os quiosques foram testados.

Expansão


Nesta primeira fase do lançamento, que irá até o início de 2013, a City24/7 planeja instalar 250 quiosques em Nova York e aprimorar os aplicativos mobile, a segurança, os feeds de informação, a publicidade baseada em localização e as chamadas por vídeo, além de introduzir técnicas de “gamificação”.
A segunda fase, que será iniciada “quando os quiosques atingirem massa crítica em Nova York”, inclui a expansão para Los Angeles e Londres, e em seguida para outros mercados dos EUA, Canadá, Europa, Ásia e Brasil – onde a cidade citada pela Cisco é o Rio de Janeiro.
Em última instância, observa o relatório, “a meta da City24/7 é potencializar a comunicação de duas vias, em tempo real, entre prefeituras, empresas e cidadãos de cada município, de modo a viabilizar as ‘Smart Cities’ do futuro.”

Aqui no Brasil, a situação dos nossos telefones públicos os famosos "orelhões" é uma tristeza para os usuários que precisam fazer uso deste valioso serviço público, às companhias responsável por manter o sistema funcionando a contento, não cuprem o acordo firmado com os órgãos competentes, e pouco temos o fazer, pois reclamações são feitas mas às empresas fazem vista grossa sobre o assunto.
Telefone Público Vitória do Xingu

Em Vitória do Xingu, cidade sede da Hidroelétrica de Belo Monte, muitos telefones públicos se encontram nestas condições, a AMOVIX (Associação de Moradores de Vitória do Xingu)
fez um relatório da situação e da necessidade de ampliar o serviço a dois bairros novos da cidade, a empresa OI, mandou um representante e fez  o levantamento geral do material necessário para resolver o problema e mandou para sede da empresa em Recife/PE, isto já faz mais de um ano e ninguém apareceu para falar sobre o assunto.


Por Edil Aranha com adaptações
Com Matéria de Cibele Santos






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