Páginas

Norte Energia participa de Audiência Pública na Câmara dos Deputados

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O avanço nas negociações salariais entre os trabalhadores e o Consórcio responsável pela construção de Belo Monte recebeu elogios do responsável pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado do Pará (Sintrapav – PA), Eduardo Armond, durante reunião na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados . Ele informou que “As negociações com Belo Monte tiveram muitos avanços, isso não podemos negar” afirmou Armond. O encontro reuniu, na terça-feira (04/12) em Audiência Pública realizada na Câmara dos Deputados, os engenheiros responsáveis pelas obras em Belo Monte, Jirau e Santo Antônio, sindicalistas e técnicos do setor para uma rodada de conversas sobre as condições de trabalhos nos canteiros de obras.
O diretor de Relações Institucionais da Norte Energia, João dos Reis Pimentel, foi um dos convidados a falar sobre as condições de trabalho nas Hidrelétricas durante a audiência, presidida pelo deputado federal Sebastião Bala Rocha (PDT/AP). João Pimentel destacou que Belo Monte é o maior projeto elétrico do Brasil e é diferente de Jirau e Santo Antônio. “São quatro canteiros distintos e um projeto 100% nacional, que empregará no pico da obra cerca de 23 mil pessoas. Por isso temos o maior empenho na implantação do acordo tripartite, desde o primeiro momento. Todas as empresas que trabalham conosco, e não somente as que constroem a usina, têm de ter uma cláusula de aderência a esse acordo, que envolve governo federal, centrais sindicais e construtoras” – disse ele.
Para o diretor de Relações Institucionais do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), Henrique Di Lello, há desafios que em relação à logística em Belo Monte. Ele citou como exemplo a própria concepção da usina, os acessos entre as vilas residenciais e acampamentos, a mão de obra efetiva. Mas ressaltou que um dos caminhos para superar estes desafios é o programa “Capacitar para Crescer”,de treinamento e qualificação de trabalhadores. Di Lello citou também o as rodadas de negócios desenvolvidas em parceria com a Norte Energia para desenvolver e estimular fornecedores e o empresariado da região.
Na mesma linha de incentivo à produção e ao desenvolvimento, Valter Cardeal, diretor de Geração da Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras) e presidente do Conselho de Administração da Norte Energia, enfatizou que, por causa de Belo Monte, várias fábricas foram construídas em todo o país e que são gerados trabalhos, inclusive os de alta tecnologia. “Belo Monte traz desenvolvimento para a região”, ressaltou. Como exemplo citou a redução dos casos de malária em 35% nos municípios da área de influência de Belo Monte, onde a malária é endêmica. Criticou os recentes tumultos registrados nos canteiros de obras de hidrelétricas, informando que os tumultos e as depredações são um estrago para o país, ao invés de gerar ganhos para o trabalhador. Finalizou afirmando que o Brasil detém o maior conhecimento de hidroeletricidade no mundo, os nossos rios são perenes e a energia gerada por eles é limpa, renovável, barata e confiável: “Belo Monte está dando exemplo ao mundo”.
O deputado Sebastião Bala Rocha destacou que a Audiência Pública é um espaço democrático para a troca de conhecimentos. Disse que já visitou Belo Monte e agora quer conhecer a realidade das outras obras. “Belo Monte é uma obra muito importante para o Brasil, quando visitei o empreendimento percebi que os trabalhadores têm internet e boas instalações nos acampamentos”.
Também participaram da Audiência Pública, o diretor do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Celso de Almeida Haddad; o diretor de Relações Institucionais da Santo Antônio Energia, Paulo Damião; o diretor de Relações Institucionais da Energia Sustentável do Brasil, José Lúcio de Arruda Gomes; o diretor Comercial de Energia da Camargo Corrêa S.A, Luiz Carlos Martins; e o representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado do Pará (Sintrapav – PA), Eduardo Armond, além dos parlamentares membros da Comissão do Trabalho.

Por Edil Aranha
Fonte: Notícia Postada em 06/12/2012 por: Assessoria de Imprensa - Norte

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010