Páginas

Bombeiros fiscalizarão boates em todo o Estado

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A partir desta quinta-feira, 7, o Corpo de Bombeiros dará início a operação de fiscalização em boates e casas de show em 19 municípios do interior do Estado, para verificar a documentação de licenciamento destes espaços e se eles atendem aos padrões de segurança contra incêndio e acidentes.
Em Icoaraci, Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana de Belém, também haverá fiscalizações. As equipes de vistoria passam por um treinamento de reciclagem, no Comando Geral. A ação visa evitar tragédias como a que aconteceu em Santa Maria (RS), onde a boate Kiss pegou fogo e 234 pessoas morreram no acidente. Na semana passada, 43 estabelecimentos foram vistoriados na capital, dos quais nove foram interditados por funcionarem irregularmente.
De acordo com o diretor de Serviços Técnicos dos Bombeiros, Tenente Coronel Daniel Rosa, a autorização para que os Comandos e Subcomandos do interior iniciassem a vistoria foi concedida logo após o encerramento da operação na capital. "Com a autorização nós demos início a reunião de treinamento para os vistoriantes. Eles já sabem o que fazer, mas é importante reciclarmos a equipe", frisou o oficial.
A reunião de orientação começou ontem e encerra hoje. As fiscalizações já começam a partir de amanhã, quinta-feira, 7, mas devem ser suspensas durante o feriado de carnaval. A princípio, não foi divulgado o cronograma de encerramento da operação, uma vez que o andamento dela varia de acordo com a realidade de cada município.

Na cidade de Bragança, nordeste paraense, a fiscalização começou na semana passada. De acordo com o produtor de eventos Bruno Moraes, que trabalha na boate Pódium Club, que tem capacidade para receber um público de até três mil pessoas, a vistoria foi realizada na última quinta-feira, 31.
Bruno avaliou como positiva a vistoria dos Bombeiros e sugeriu que outras sejam feitas com frequência. "O povo de Bragança e das cidades vizinhas são divertidos e sempre participam de nossas festas. Não podemos permitir quem uma tragédia como a de Santa Maria aconteça por aqui", frisou o produtor de eventos.
No último dia 4, o Corpo de Bombeiros divulgou o balanço final da vistoria feita em 43 casas noturnas em Belém. Deste total, nove foram interditados por funcionarem em situação irregular. No entanto, as estatísticas da operação revelaram um dado preocupante no qual 61% dos espaços vistoriados apresentam alguma falha de segurança.

Por Francisco Portela
      e
Edil aranha

Fonte: (Diário do Pará)





0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010