
Durante a cerimônia, acompanhada pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e por cerca de 4 mil pessoas, incluindo representantes de 19 municípios da região, Simão Jatene ressaltou as memórias afetivas que o ligam à Castanhal, onde viveu quando criança. “Esta cidade me viu criança e, nela, aprendi os meus primeiros valores e a enfrentar meus primeiros desafios. Aqui aprendi algo que me marcou profundamente, e que me vem à mente no dia de hoje: O fato de não podermos aceitar e ver a pobreza e a desigualdade como imposições divinas. Elas são criações do homem e, como tais, devemos enfrentá-las”, afirmou.
O governador parabenizou a presidente Dilma pelas iniciativas de combate a esses problemas, e a convidou para voltar ao Estado em outubro, por ocasião do Círio de Nazaré. A presidente aceitou o convite. “Estarei empenhada em voltar no Círio e, também, no lançamento do projeto que vamos fazer em Belém”, respondeu, ratificando a notícia dada nesta quinta-feira (31), por Noêmia Jacob, presidente da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), que, em entrevista coletiva, anunciou a construção de 2.212 unidades habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida” na capital paraense.
Acompanhada pelo governador Simão Jatene, por ministros e deputados da bancada federal do Pará, Dilma Rousseff visitou uma das unidades habitacionais do residencial Jardim dos Ipês e, em ato simbólico, entregou no palanque as chaves de um dos apartamentos para a beneficiária Francisca Maria Lopes do Nascimento. “O Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ é voltado para as famílias, para garantir a elas o direito de ter não apenas um teto, mas um lar onde criar os seus filhos”, destacou.
Parceria - A presidente parabenizou o município de Castanhal pelo aniversário de 81 anos, e se disse honrada em ser a primeira presidente do Brasil a visitar a cidade. Ela também agradeceu pela parceria estabelecida com o governo do Estado e o município. “Tenho certeza, governador Simão Jatene, de que este país só será do tamanho dos sonhos que nós temos para ele quando nós todos tivermos, juntos, a capacidade de empurrá-lo para a frente, na mesma direção, a despeito dos desafios gigantescos”, frisou.
A chefe do Executivo ainda destacou a importância do “Minha Casa, Minha Vida”, que tornou mais acessível a concretização do sonho da casa própria para uma grande parcela dos brasileiros, e o papel da mulher nesse programa. Segundo ela, em caso de separação e de permanência da guarda dos filhos, é com a mãe que o imóvel do “Minha Casa, Minha Vida” deverá ficar.
A presidente também pediu a ajuda de Estados e municípios para o avanço de programas como o “Bolsa Família”. “Peço que nos ajudem a completar o cadastro único do ‘Bolsa Família’, para que possamos ajudar todas as famílias que ainda vivem em situação de extrema pobreza ou miséria no Brasil. Hoje, no Pará, 813 mil famílias são atendidas pelo programa”, citou, esclarecendo que o estado de extrema pobreza ou miséria é caracterizado pelo fato de cada membro da família ter uma renda mensal de até R$ 70,00.
No campo da educação, Dilma Rousseff detalhou o projeto de construção de seis mil creches por todo o país, das quais 593 serão no Estado do Pará. Entre elas, 161 já estão selecionadas e em condições de construir ou em fase de construção. “Queremos que uma criança, filha da classe pobre, tenha as mesmas condições de educação que um filho de classe média ou de ricos. E a creche é o local para se dar essas oportunidades”, assinalou.
e
Edil Aranha
Fonte: Agência Pará
0 comentários:
Postar um comentário