Páginas

MOVIMENTO PRÓ-TAPAJÓS VAI TENTAR CRIAR ESTADO ATRAVÉS DE PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Um dos coordenadores do Movimento Pró-Tapajós, sr. Jean Carlos, esteve em Novo Progresso nesta terça-feira, dia 26/02 iniciando a mobilização da população do município visando a coleta do máximo possível de assinaturas dos eleitores interessados em tentar a criação do Estado do Tapajós, desta vez atra…vés de um Projeto do Lei de Iniciativa Popular-PLIP.

Jean Carlos e sua equipe visitaram órgãos públicos, imprensa, entidades organizadas, recebendo grande apoio e adesão de todos em Novo Progresso. Reuniram-se com os Agentes Comunitários de Saúde, que vão aproveitar suas visitas de casa em casa para coletar as assinaturas num prazo de de 30 dias.
O mesmo trabalho está sendo feito em todos os municípios do Pará e de outros estados também, pois para dar entrada no projeto de Lei no Congresso Nacional, é preciso angariar assinatura de pelo menos 01% do eleitorado nacional, ou seja atualmente cerca de 1,5 milhão de eleitores.

Existem três maneiras de se conseguir o desmembramento de uma região para se criar uma nova unidade da Federação, a primeira já foi utilizada, que foi o Plebiscito, onde na totalidade dos eleitores do Estado do Pará, a maioria decidiu pela não criação, mas nos municípios que ficariam dentro do Estado do Tapajós, 98% dos eleitores foram favoráveis a criação do estado, demonstrando o grande interesse da população dessa região em desmembrar do Pará.

As outras opções são referendo ou através de Projeto de Lei-PLIP, que é o mecanismo que estará sendo utilizado nessa nova tentativa de criação do Estado do Tapajós.


Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: Jornal o Atual

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010