A subcomissão temporária de acompanhamento das obras da usina de Belo Monte do Senado elegeu, ontem, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) para presidir o colegiado. O vice- presidente é o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA)., e o relator o senador Ivo Cassol (PP-RO).
Criada em 2011, a Subcomissão foi presidida nos dois primeiros anos pelo senador paraense Flexa Ribeiro. No entanto, o regimento interno do Senado não permite reeleição de um presidente de comissão quando ocorre o início de nova legislatura, como no caso de 2013.
Após a sua eleição, Delcídio agradeceu o apoio e afirmou que a construção da usina de Belo Monte propicia um acúmulo de experiência, útil não apenas na construção de barragens na Amazônia, mas, sobretudo em função das novas condicionantes do ponto de vista trabalhista, no canteiro de obras e em questões ambientais.
"Tiemos experiências que não podem se repetir no Brasil. O Pará tem um enorme potencial energético e certamente tem muito a contribuir com o Brasil. Mas queremos que o povo paraense receba os benefícios por abrigar essa obra e é nesse sentido - de observar também as condicionantes - que a subcomissão foi pensada e criada pelo paraense Flexa Ribeiro", disse Delcidio Amaral.
Ao final da reunião foi aprovado requerimento de Flexa Ribeiro, marcando visita ao canteiro de obras da Usina de Belo Monte para os próximos dias 4 e 5 de abril.
"Estamos convidando senadores da Comissão de Infraestrutura e de Meio Ambiente, além desta subcomissão, para integrar a comitiva. Estivemos em 2012 no local da obra e podemos ver o avanço tanto da usina em si como das condicionantes e verificar como isto está ocorrendo. Nossa maior preocupação é que a usina de Belo Monte traga as obras necessárias que estão nas condicionantes para que este empreendimento possa ser ao menos parte da solução dos nossos problemas na Amazônia e fique como um exemplo positivo", destacou Flexa Ribeiro.
Além da comitiva, a diligência deve ainda realizar reuniões com autoridades locais e do Consórcio Norte Energia, além do Governo do Estado do Pará. A Subcomissão de Belo Monte foi criada em 2011 com o objetivo de examinar as questões sociais, técnicas, econômicas e ambientais associadas à construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: WD Noticias
0 comentários:
Postar um comentário