Páginas

Prefeitura de Vitória do Xingu participa na reunião do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu/PDRS.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Equipe de Governo da Prefeitura de Vitória do Xingu participa na 19º. Reunião do CGPDRSX.  
A Secretária de Trabalho e Promoção Social da Prefeitura de Vitória do Xingu, Sra. Joseilda Silva Amaral, Joel Yamanaca, Membro do Comitê Gestor e Johannes Eck, representante do Governo Federal/Casa Civil e Coordenador do Comitê Gestor do PDRSX.
 
Prefeitura de Vitória do Xingu participa na reunião do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu/PDRS.
Já na sua 19º edição, o Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu/PDRS se reuniu no auditório da Aciapa, em Altamira/PA, na sexta-feira 14 de junho. 

Um dos temas principais foi a aprovação do edital de projetos para 2013. Esse edital é o modelo referência para apresentação de propostas às Câmaras Técnicas. Este ano será disponibilizado aproximadamente 40 milhões para os projetos aprovados mas, a decisão sobre os critérios de distribuição dos recursos será definida nos próximos dias 18 e 19 de julho em Porto de Moz, município onde acontecerá a próxima reunião do PDRSX. 
O município de Vitória do Xingu inicia uma fase de participação mais expressiva nas Câmaras Técnicas: Joseilda Silva Amaral, secretária de Trabalho e Promoção Social participará na Câmara Técnica de Inclusão Social e Cidadania; a CT de Fomento às atividades produtivas sustentáveis vem sendo representada pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, José Pereira da Silva. Outras câmaras também terão a participação de representantes do Governo do Prefeito Erivando Oliveira Amaral.
SOBRE O PDRSX
O Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu/PDRS foi instalado em 3 de junho de 2011, em Altamira. O objetivo do PDRS é o compromisso do governo em realizar um plano participativo integrando o governo federal, estadual e municipal e a instalação surgiu independente da UHE Belo Monte por se tratar de um trabalho relacionado às políticas públicas na região do Xingu, onde acontecerão e acontecem obras de grande impacto, inclusive da UHE Belo Monte.
Instituído por meio de decreto presidencial, conta com a participação de 30 membros titulares, sendo 15 na esfera governamental e 15 representantes da sociedade civil, cujos nomes já foram publicados no Diário Oficial da União. O papel dos representantes é estabelecer agenda e cronograma para o desenvolvimento e evolução de propostas do PDRS e elaborar propostas de políticas públicas, juntamente com todo o processo de planejamento, implementação, gestão e avaliação. 
O objetivo do PDRS é viabilizar a implementação de políticas sociais públicas voltadas ao atendimento das demandas da população na perspectiva do desenvolvimento sustentável. As ações do poder público enquadram-se em cinco eixos temáticos: Ordenamento territorial, regularização fundiária e gestão ambiental; Infraestrutura para o desenvolvimento; Fomento às atividades produtivas sustentáveis; Inclusão Social e Cidadania e; Modelo de Gestão.
A área de abrangência do PDRS Xingu compreende dez municípios: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu. Segundo dados do IBGE (2010), totaliza uma área territorial de 250.792,0 km2 e uma população de 336.222 (2009).
 
  
Por Edil Aranha e Francisco Portela
Fonte: Blog do Xarope
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010