Páginas

VITÓRIA DO XINGU REALIZA CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

sexta-feira, 9 de agosto de 2013


O Governo Municipal através da SEMUTS realizou no dia 6 de Agosto, na Barraca da Santa a VI Conferência Municipal de Assistência Social O evento trouxe como foco principal a gestão e financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS.

A abertura da Conferência foi feita pelo Prefeito Erivando Amaral. Também participou da abertura, o Vice-Prefeito José Caetano; a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lucenira Ana Gomes; Paulo Renato Secretário de Administração; José Pereira Secretário de Agricultura; Leane Oliveira Secretária de Educação; Rogério Soares Secretário de Viação e Obra; os Vereadores Amaral; Wilsinho, Silas, Max, José da Cruz, Renildo Rebelo e a palestrante da Conferência, Rosiane Costa de Souza, 
Secretária Joseilda

A Secretária Joseilda Amaral enfatizou a importância da Assistência Social, falando em assegurar a cidadania, com as necessidades básicas e essenciais ao alcance de todos. Sobre a conferência ela ressaltou que o momento é de analisar e propor novas diretrizes de Assistência Social em nossa cidade, avaliar a política de assistência social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o SUAS.
Prefeito Vando
O Prefeito Vando falou sobre o avanço social que a Assistência Social vem proporcionando a toda à população, com benefícios de diversos projetos como Cadastro Único, Bolsa Família entre outros programas, e que a conferência é fundamental para propor novas diretrizes para nossa realidade.
Lucenira Ana Gomes, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social falou que a conferência será fundamental para analisar o andamento do Sistema Único de Assistência Social em nosso contexto.
Rosiane Costa
A Palestrante Rosiane Costa de Souza ressaltou que o Brasil vem passando por modificações, que melhoram a qualidade de vida da população, mas que isso não é suficiente. É necessário avançar, para propor melhores condições àqueles que mais necessitam para isso acontecer é preciso que os conselheiros eleitos nesta conferência sejam mais participativos e fiscalizadores das ações do governo municipal e que a população participe das reuniões do conselho. Falou da importância da democratização na gestão do Suas e o papel das entidades de Assistência Social; e finalmente, as necessidades de ampliação na garantia do financiamento da Assistência Social, prestação de contas e estratégias de luta.
A diferença entre as outras conferências e esta foi o crescimento da participação de jovens e dos idosos.
. “Uma coisa interessante são as caras novas. É legal ver os idosos, mas tem muita gente nova, acho isso ótimo, fantástico, porque a política não é de uns”, é para todos.
Grupo de trabalho
Grupo de trabalho
Grupo de Trabalho
As propostas deste ano foram divididas em seis eixos: EIXO 1: O CONFINACIAMENTO OBRIGATÓRIO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL; EIXO 2: GESTÃO DO SUAS: VIGILÂNCIA SÓCIOASSISTENCIA, PROCESSOS DE PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO; EIXO 3: GESTÃO DO TARBALHO; EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: EIXO 5: GESTÃO DOS BENEFÍCIOS NO SUAS; EIXO 6: REGIONALIZAÇÃO.
Ao final da conferência a secretária Josilda Amaral, fez uma avaliação positiva e disse que o número de participantes superou a expectativa, tivemos uma ótima representação tanto das entidades como da polulação em geral, zona urbana e rural afirmou e agrdeceu a equipe organizadora do evento que fez um excelente trabalho e de modo geral a todos que colaboraram direta ou indiretamente para o sucesso da conferência.














Produção Francisco Portela 
         e Edil Aranha
Barraca da Santa
Em 06 de Agosto de 2013.

2 comentários:

Anônimo disse...

Foi muito boa a fala da senhora Rosiane Costa de Souza, mas os conselhos de vitória não funcionam pelo contrario faz com que a impunidade impere. Tem membro do conselho da saude que quer porque quer que seja aprovada as contas da saude, mas porque isso? Deve ter coisa errada ai. Mas tem conselheiro que nao quer assinar porque sabe quetem muita coisa errada na saude. A pressao é grande de todo lado. Tem gente que é parente de conselheiro que foi depor na federal e que muita gente sabe e esta desesperada porque o nome aparece na RAIS e a pessoa consta que recebeu salario de ate 5 mil reais. Assinem sem vet as contas nao so da saude como de qualquer outro setor sem ver que voces estaram tirando a responsabilidade dos secretarios e metendo voces mesmo em um grande problema e se preparem para sofrer as consequencias.

Anônimo disse...

Noticias do Poder Executivo de Anapu

http://portalanapu.blogspot.com.br/

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010