Páginas

Alunos de escola estadual protestam contra atraso em reforma

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Apenas alguns reparos ocorreram na instituição, mas que não resolveram os problemas, segundo os alunos.

Manifestação aconteceu em frente à escola

 Santarém - Os alunos da escola estadual Onésima Pereira de Barros realizaram um protesto na tarde desta quarta-feira (25), em frente à escola, em Santarém, oeste do Pará.
O estabelecimento de ensino, localizado na avenida Mendonça Furtado, esquina com a travessa Frei Ambrósio, no bairro Caranazal, apresenta estrutura precária e inadequada para o ensino. O prédio da escola foi inaugurado em junho de 1989, com quatro pavimentos. 

 Os alunos cobram a reforma que foi prometida há um ano, mas que até o momento não iniciou. Apenas alguns reparos ocorreram na instituição, mas que não resolveram os problemas, segundo os alunos. Os principais transtornos são quanto a fiação elétrica. Não há energia nos pavilhões 2 e 3, o que obriga os alunos que estudam no período noturno saírem mais cedo. O prédio foi reformado em 2011, mas a instalação elétrica praticamente não foi mexida. Em setembro de 2012, um princípio de incêndio ocorreu por causa do problema elétrico.

Em março deste ano, o Ministério Público Estadual ajuizou uma ação civil pública contra o governo do Estado para que determinasse o início das obras e sanar as deficiências nas instalações físicas da escola.

A ação pedia que o descumprimento do prazo acarretasse em multa de diária de R$ 10 mil, e R$ 3 mil em caso de descumprimento do prazo para informar os recursos destinados à propaganda.

Em julho deste ano, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que a escola Onésima Pereira de Barros estava incluída no plano de obras da rede estadual e que o início e conclusão dos serviços estão previstos ainda para este segundo semestre.

 

 

 Por Francisco Portela e Edil Aranha

Fonte: Redação Notapajos com informações e foto de Karla Lima

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010