Páginas

Prefeito e vice de Vitória do Xingu são cassados por compra de votos

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou os mandados do prefeito e vice-prefeito do município de Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. Erivando Oliveira Amaral e José Caetano Silva de Oliveira são acusados de abuso de poder e improbidade administrativa, e foram considerados inelegíveis até 2020. Segundo o TRE do Pará, eles teriam comprado votos na eleição de 2012. Os acusados ainda podem recorrer, mas se a decisão do tribunal for mantida em instância superior, uma nova eleição deve ser convocada para definir o prefeito do município.

A decisão foi assinada pelo juiz Horácio de Miranda Lobato Neto, na 18ª Zona Eleitoral de Altamira, no último dia 17. A sentença condenou o então prefeito Erivando Amaral a pagar multa de R$ 30 mil; e multou em R$ 5 mil o vice-prefeito José Caetano. O juiz declarou ainda inválidos os votos que elegeram os investigados, em 2012.
Como os acusados obtiveram 63, 06% dos votos válidos, é possível que o TRE convoque uma nova eleição. “Nesse interim, o cartório eleitoral deve adotar as medidas necessárias para que o Presidente da Câmara de Vitória do Xingu-PA assuma a Chefia do Poder Executivo Municipal, até a realização de novas eleições”, esclarece Horácio de Miranda na sentença.

Na decisão, o juiz determinou que os autos sejam encaminhados ao Ministério Público Estadual (MPE), recomendando que, no prazo de 30 dias, informe as providências legais tomadas.


Por Edil Aranha e Francisco Portela
Fonte: G1 PA

3 comentários:

Anônimo disse...

Mano, é a justiça sendo feita, quando o Vando foi desleal com os outros candidatos. Foi uma vitória forçada. Ele ta pagando pir ser desonesto. Esse é o preço de político que é corrupto. Como di a decisao, foi feita investigacao eleitoral e foi comprovado compra de voto, abuso de poder etc etc etc.

Anônimo disse...

e ridiculo ver o que ta aconteçendo em nossa cidade, quando ela ta se recoperado das horgias que acontecia aliaciamentos de adolecentes e tambem vagabunda fazendo espediente dentro da casa de lei do municipio, compra de papel ao rolos pra limpa boca de piranha. fazendo boquete e qurendo pousa de justiceira nao se e do que. vaca o povo foi pra rua nao foi pra defende seus salarios nao vou fala na lingua dvc vagabundos foi por um trabalho reconhecido e que ganhou premio ate na bahia vcs saber oq e educaçao, saude. desenvolvimento qualidade d vida diginidade respeito. :e nao aos boquetes,teste do sofa, espediente no gabinete que e isso que vc ta querendo ... mas deus nao dorme.

Anônimo disse...

DEUS nao dorme mesmo nao a justiça nao vem a cavalo vem a jato. Se foi cassado é porque ganhou dando alguma coisa pra se beneficiar. Foi desonesto com os outros candidatos. Foi vitória ilegitima. Nao foi o juiz que cassou o prefeito e vice, foi eles mesmo. Pensem nisso o pior sego é o que nao quer enxergar.

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010