Páginas

Cidades do Pará são maioria no 'Mapa da Morte'

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

(Foto: Arte/Diário do Pará)
No ranking das 20 cidades mais violentas do país nada menos do que seis municípios paraenses ocupam esse seleto grupo. Ananindeua, por exemplo, é a segunda cidade mais perigosa em número de homicídios do Brasil, perdendo apenas para Simões Filho, na Bahia. Essa constatação vem após o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgar no último dia 20 uma lista das 20 cidades mais perigosas nesse tipo de crime, baseado em um estudo feito durante os anos 2000 e 2010, em que mostra que houve um aumento no número de homicídios em todo o país. A taxa de homicídios nas cidades pequenas (com até 100 mil habitantes) cresceu 52,2% entre os anos 2000 e 2010, no país.
Ananindeua apresentou a taxa de 155.963 homicídios, uma média de 15.569 por ano, que ao final do estudo apresentava a população de 471.980 habitantes, de acordo com dados do Ipea.
Maior refém disso, esses números preocupam a população de Ananindeua, que confirmam que o município está cada dia mais perigoso. “Todo dia acontece algum crime. O meu comércio é todo gradeado porque o risco de assalto é grande e até mesmo de morrer na mão dos bandidos. Eu mesma já passei por isso na minha família. Meu irmão era vigilante e morreu em serviço porque os assaltantes queriam roubar a arma dele. É uma situação difícil, e parece que não tem fim”, disse dona Ana Maria, 49 anos, comerciante no Distrito Industrial, em Ananindeua.
“Moro há 10 anos aqui no conjunto Paar, graças a Deus nada de mais grave aconteceu comigo ou alguém da minha família, mas já testemunhei muita coisa por aqui. Assaltos eu vejo sempre, estou acostumada a assistir isso de dentro de casa, não só assalto mas também muita morte. É algo ruim de ver, mas a gente não pode fazer nada e é uma situação que só tem piorado. As leis não conseguem impedir esse tipo de coisa, então é saber conviver com o medo”, declarou Mara Silva, 40 anos, moradora do Paar.

Delegado denuncia falta de estrutura
O delegado Adelino Souza, da seccional da Cidade Nova, confirma que Ananindeua é um bairro de muitas ocorrências, e aponta que a falta de iniciativa da Segurança Pública contribui para o crescimento do número de violência no município. “Não temos uma estratégia ou plano para combater de maneira mais intensa a violência. Por exemplo, são muitas ocorrências, mas não podemos atender a todas por falta de pessoal e equipamentos. Apesar disso, em trabalho conjunto com a Polícia Militar temos feito o que podemos para combater a violência e promover a segurança aos moradores de Ananindeua”, concluiu o delegado.
A questão da Segurança Pública no Pará é um problema que não preocupa só os moradores de Ananindeua. Ainda de acordo com a pesquisa do Ipea, os municípios de Marabá, Tucumã, Marituba, Paragominas e Novo Progresso também constam na lista das cidades mais violentas em números de homicídios do Brasil.





Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: Diário do Pará

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010