Páginas

Idoso espera há mais de um mês por leito de UTI especializada, em Belém

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Familiares do paciente denunciaram o caso à polícia e ao MPE.
Outro paciente denuncia a falta de traumatologista no PSM do Guamá.

Familiares de um idoso, que espera há mais de um mês transferência para uma UTI com hemodiálise, no Pronto Socorro do Guamá, em Belém, denunciam o caso à polícia e ao Ministério Público.

Já os filhos de Teotônio dos Passos, 73 anos, estão angustiados com a falta de leito para o pai. Ele está internado desde 19 de novembro no PSM do Guamá, com problemas renais. “Estamos pedindo que o papai seja transferido. A gente não quer perder ele por falta de recursos médicos”, diz a filha Leila Silva Passos.
De acordo com a família do idoso, o estado de saúde dele é muito grave. Ele está desde sábado entubado na UTI e precisa ser transferido para um hospital que tenha UTI com hemodiálise. O PSM não tem aparelho de hemodiálise, e o tratamento especializado é fundamental para a vida do paciente. Os filhos registraram um boletim de ocorrência na policia e já procuraram o Ministério Público.
Falta de médico
Helton da Mota Figueiredo caiu em um buraco no último sábado (28) e machucou a perna. No domingo (29) ele procurou atendimento no PSM do Guamá, mas só depois de esperar por quase cinco horas foi avisado que não tinha traumatologista. “a gente estava agoniado, procurando um médico. Eles estavam tentando ligar e não conseguiram, localizar o médico. Depois de muito tempo, eles vieram avisar que o médico não vinha porque tinha ido tirar plantão no pronto socorro da 14”.
O motorista sente muita dor e suspeita de que tenha fraturado algum osso. Para tentar conter o mal estar, ele tem se automedicado com anti-inflamatórios. “Tenho tomado por conta própria. Mesmo tomando remédio, é dor”.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou que o paciente Teotônio Paes dos passos continua internado no PSM do Guamá e está recebendo acompanhamento médico, enquanto aguarda a liberação de leito de hemodiálise em um hospital de referência ou de uma UTI. Já sobre a falta de traumatologista, a Sesma informou que a escala médica do Pronto Socorro do Guamá estava completa, mas o especialista do turno da tarde faltou, e os pacientes que precisaram ser atendidos foram encaminhados para o PSM da 14 de Março.






Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: G1/PA

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010