Páginas

PRESÉPIO EM ARGILA VALORIZA ORNAMENTAÇÃO NATALINA EM VITÓRIA DO XINGU

terça-feira, 24 de dezembro de 2013


VITÓRIA DO XINGU – PA
A cidade foi bastante ornamentada este ano, no período natalino, principalmente as praças e os prédios públicos, podemos observar na praça em frente à escola Aliança e na praça da orla do cais que, contou com uma grande obra de arte do artista plástico Roreryo DRibeiro.

Obra em argila/Rogeryo DRibeiro
Presépio de Argila em homenagem aos Pescadores e ribeirinhos é confeccionado na orla do cais.

Na sede da cidade onde acontecem 93% das obras da hidrelétrica Belo Monte, Vitória do Xingu, os pescadores e ribeirinhos recebem a homenagem no presépio confeccionado em argila. São dez (10) figuras feitas em barro ancoradas numa numa palafita (arquitetura típica de moradia) representando a sagrada família, os reis magos, São Francisco de Assis, e o destaque estão para figuras de animais da região como a onça, o tracjá da amazônia, a figura do pescador com seus peixes e uma ribeirinha que, oferece um tacacá de açaí ao menino Jesus.
Obra em Argila

De longe se avista a estela da criatividade árvore de natal representada com uma malhadeira (rede de pesca) que ilumina o presépio e está fixada num bambu de 15m de altura. Para o artista que confeccionou a obra, utilizando 5 toneladas de argila, Roderyo DRibeiro, curitibano e morador em Vitória do Xingu: “esta obra valoriza a essẽncia das pessoas que convivem com o rio e é uma representação para fortalecer a identidade cultural da Amazônia” Rogeryo trabalhou durante quinze (15) dias com ribeirinhos e moradores da cidade que lhe prestaram informações fundamentais no processo de criação e também colaborando na modelagem das peças.
Este na praça da Escola Aliança
Esta obra inédita tem o apoio da Prefeitura Municipal e pode ser visitada até o dia dez (10) de janeiro de 2014.













Por Francisco Portela
Texto: Cora Catalina com adaptaçẽs
Foto: Francisco Portela

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010