Páginas

Presidente da Funai se reúne com indígenas em Altamira, no Pará

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Índios participam de reunião em Altamira (Foto: TV Liberal
A presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Augusta Assirati, está reunida na manhã desta sexta-feira (14), em Altamira, sudoeste paraense, com cerca de 150 índios de 39 aldeias localizadas na região sudoeste do Pará.
A reunião ocorre a portas fechadas no Centro de Convenções de Altamira. Os índios estão armados com bordunas, uma espécie de porrete em madeira, arcos, flechas, e estão pintados para a guerra. Não há qualquer órgão de segurança presente no local.
Os indígenas pediram a reunião com a presidente do órgão federal como exigência para desocupar o prédio da Norte Energia, invadido no último dia 3, por membros das etnias Parakanã, Curuanã, Xipaya, Raio de sol e Asuriní.
saiba mais
Eles querem que a Funai os auxilie a cobrar da Norte Energia, empresa responsável pelo empreendimento da usina hidrelétrica de Belo Monte, o cumprimento das obras do Plano Básico Ambiental (PBA), que incluem a construção de escolas, postos de saúde e melhoria nas estradas que dão acesso para as aldeias da região.
A partir das 14h ocorrerá uma nova reunião, desta vez, com a participação de representantes do Ministério Público Federal (MPF), Norte Energia e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA).






Postado por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: WD Notícias 

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010