Páginas

Manifestantes ocupam casas construídas pela Norte Energia

quarta-feira, 5 de março de 2014

Cerca de 150 moradores das regiões afetados pela enchente em Altamira protestaram ocupando o bairro Jatobá.

Moradores ocupando o bairro Jatobá

Cerca de 150 moradores das regiões afetadas pela enchente em Altamira protestaram na terça-feira (4) ocupando o bairro Jatobá, que está sendo construído pela Norte Energia para atender as pessoas que podem ser afetadas pela construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu, Sudoeste do Pará. Segundo a Norte Energia, as casas invadidas ainda estão em construção, e sem condições de serem habitadas. A empresa alega que a invasão irá atrasar o cronograma das obras, prejudicando as famílias cadastradas no projeto de moradia.

Segundo Fabiano Vitoriano, do Movimento dos Atingidos por Barragens, os manifestantes são de comunidades do bairro Boa Esperança, que ficou alagado após 20 horas de chuva contínuas na última segunda-feira (3). “A ocupação é porque as pessoas em áreas alagadas não querem ir para alojamentos. Como essas casas estão prontas, é melhor do que ficar em abrigos precários. Esses problemas não são de hoje, nós queremos moradia”, disse.

ENTENDA O CASO: Protestos por conta dos alagamentos tem sido constantes durante o período de chuvas em Altamira, que também sofre com a cheia do rio Xingu. Os alunos da Universidade do Estado do Pará (UEPA), que fica no bairro Mutirão, chegaram a ser recebido pelo secretário de obras do município, Pedro Barbosa. Outras manifestações, entretanto, não foram pacíficas: no dia 21 de fevereiro um grupo de pessoas bloqueou o acesso da rua Bom Jesus, mas os manifestantes foram dispersados com spray de pimenta e tiros de balas de borracha que deixaram quatro pessoas feridas.

Nota à imprensa
Com relação à invasão do bairro Jatobá pelas famílias que historicamente são prejudicadas todos os anos pela cheia do rio Xingu, ocorrida na manhã de terça-feira (04/3/14), a Norte Energia informa:
1. As famílias deixaram o local no início da noite de hoje (04/3), após reunião com representantes da empresa;
2. Na reunião foi acordado que as famílias deverão ir para abrigo/local indicado pela Prefeitura Municipal de Altamira se não houver condições de permanecer em suas casas por conta da cheia do Xingu. Embora a transferência dessas famílias seja responsabilidade da Prefeitura Municipal de Altamira, a Norte Energia procurará contribuir, no que for possível, para melhorar as condições do abrigo/local.
3. Em relação às famílias que não fazem parte do cadastro socioeconômico aprovado pelo Ibama, a Norte Energia adotará os encaminhamentos previstos no Plano Básico Ambiental (PBA) da UHE Belo Monte.





 Postado Francisco Portela e Edila Aaranha
Norte Energia S/A

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010