Páginas

Vitória do Xingu comemora Dia Mundial da Água

sexta-feira, 28 de março de 2014

Foto: Wesley Santos – WD Notícias
Alunos da rede municipal de ensino de Vitória do Xingu, sudoeste do Pará, participaram neste final de semana de uma programação alusiva ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de Março. O município trabalhou o tema: Cuide agora para não faltar depois.
O evento foi desenvolvido com parceria entre as secretárias municipais de Meio Ambiente e Educação, e reuniu cerca de 300 alunos das Escolas Aliança Para o Progresso, Padre Eurico e Raimunda Cabral. Na oportunidade eles realizaram diversas atividades educativas sobre a importância dos recursos hídricos na manutenção da vida. Além disso, também aconteceram apresentações de alunos demonstrando a importância da preservação dos rios Amazonas, Tapajós e Xingu e das espécies que neles habitam, como o boto Jaú, encontrado nas águas dos rios da região.  “Nós estamos promovendo este evento em comemoração ao dia mundial da água em parceria com as escolas, porque acreditamos que se nós educarmos essas crianças, e os adolescentes desde cedo, podemos esperar no amanhã termos uma sociedade educada e correta, que vai usar de forma sustentável os recursos naturais, e assim moldar uma sociedade diferente da que temos hoje”, disse Darli Silva, secretário de Meio Ambiente de Vitória do Xingu.
O município também desenvolve várias outras ações que buscam o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, o bem-estar social e a preservação do meio ambiente. “Nós estamos realizando um trabalho com as crianças de educação ambiental nas ruas. De porta em porta, para que esse lixo que as pessoas descartam seja feito corretamente para que com as chuvas e as enxurradas não venham contaminar os mananciais e os rios. Essa conscientização vem mostrar que o lixo é responsabilidade de cada um e devemos fazer a nossa parte”, conclui o secretário.
A aluna Marclícia Silva, de 15 anos, descreveu a importância da água para o planeta. “É uma oportunidade muito grande para nós, mostrarmos a importância da água, sem ela não conseguimos viver. Eu agradeço o apoio do governo, das secretarias por reunir as escolas nessa dinâmica de hoje, pois só assim podemos contemplar esse dia mundial da água e aprender a valoriza-la”, disse a aluna.
“A água é um tema que nós conseguimos colocar no dia a dia das pessoas, pois é fonte de vida. E para os adolescentes, os alunos que estão participando é muito bom, por que muitos deles tem o contato direto com o rio, e o rio para eles está ligado a cultura, a saúde. Então essa comemoração do dia da água faz com que eles criem uma visão diferenciada sobre a importância de se preservar a água e a importância da água para vida”, concluiu o analista de  projetos ambientais júnior,  Luis Henrique Costa.




Por Francisco Portela e Edil Aranha
Com informações de Wilson Soares - WD Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010