Páginas

Hospital divulga boletim médico de internos queimados

quinta-feira, 10 de abril de 2014

(Foto: J.R. Avelar/Diário do Pará)
O Hospital Metropolitano divulgou, na noite desta quarta-feira (9), que não houve alteração no quadro clínico dos pacientes que sofreram queimaduras durante o motim de presidiários no Centro de Detenção Provisória de Icoaraci, na noite de ontem (8). No total, 25 internos foram encaminhados para o hospital. Durante o dia de hoje, 16 continuavam internados e um não teria resistido aos efeitos da inalação de fumaça tóxica e quente e morreu esta manhã.
Durante a tarde, um paciente foi transferido para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), pois o estado clínico se agravou. 
O quadro geral dos 16 pacientes que continuam internados é grave. Alguns estão com até 95% do corpo queimado; os mais graves têm queimaduras das vias respiratórias porque inalaram fumaça tóxica e quente. 
Em entrevista para a imprensa, o médico Derval Leão, diretor técnico do Hospital Metropolitano, disse que o estabelecimento do Protocolo de Catástrofe e do Plano de Contingência foram fundamentais para garantir o pronto atendimento a todas as vítimas. “Recebemos uma quantidade de pacientes muito acima do normal, mobilizamos de imediato médicos e enfermeiros que não estavam no plantão e conseguimos efetivar uma triagem rápida para priorizar os casos mais graves. Todos tiveram um atendimento rápido e essa agilidade nos permitiu cuidar e estabilizar os pacientes, para evitar que um maior número evoluísse para quadros ainda mais graves”.
Visita
A direção do hospital informou que as famílias dos pacientes estão recebendo informações a respeito do quadro de saúde de seus parentes por intermédio do Serviço Social da Superintendência do Sistema Penal (Susipe), em comum entendimento com o Serviço Social do HMUE.


Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: Diário do Pará

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010