Páginas

UFPA apoia Seminário de Comunicação Comunitária na Amazônia realizado em Altamira. 

terça-feira, 10 de junho de 2014


O Seminário de Comunicação Comunitária na Amazônia aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de junho em Altamira (PA), no Hotel Castelo, e foi organizado pela Secretaria Geral da Presidência da República com o objetivo de aprofundar as questões sobre a participação social nas políticas públicas e o papel da comunicação.
Coordenadora do Campus Altamira, profa Ivonete Coutinho (Netinha)
A UFPA foi representada pela Coordenadora do Campus Altamira, profa. Dra. Ivonete Coutinho que declarou na mesa de abertura, junto a representantes do Ministério das Comunicações; Associação Brasileira de Rádiodifusão Comunitárias; Associação Brasileira de Canais Comunitários/ABCCOM; o total apoio da universidade para atender em parceria as demandas regionais para formação técnica e, ainda, a articulação para implantação do curso de graduação em comunicação social na região.
Essa demanda foi apresentada por blogueiros, radialistas populares, representantes de movimentos sociais e universitários presentes no evento, apontando a necessidade de cursos de formação Técnica em Rádio e Televisão comunitárias e redes sociais que fortaleçam comunicadores populares, principalmente, como gestores e geradores de conteúdos sobre suas realidades locais.
Djanira dos Santos, presidente da Associação de Moradores de Vitória do Xingu/AMOVIX com a  Diretora da Faculdade de Comunicação da UFPA (Belém). Profa Rosane Steinbrenner e a comunicadora Cora Catalina, membro da comissão de educação da Associação dos Profissionais de Imprensa da Transamazônica e Xingu/ASPIATX, com participantes da oficina
   "gestão das rádios comunitárias"
A Diretora da Faculdade de Comunicação da UFPA (Belém), professora Dra. Rosane Maria Albino Steibtrenner, proferiu palestra   apresentando o cenário das mídias na região e o 
controle social, especificamente de Altamira, cujos dados foram coletados durante sua pesquisa de doutorado (2009-2011), onde os meios de comunicação alternativos ocupam papel preponderante para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Valber Monteiro, presidente da rádio comunitária do município de Pacajá, declarou que a oficina, também ministrada pela profa Rosane; "foi excelente, porque discutimos sobre a gestão e legislação das rádios comunitárias (RADCOM) e trocamos experiências" (na foto).
CANAL DA CIDADANIA: TV DIGITAL ABERTA PARA PREFEITURAS E MOVIMENTOS SOCIAIS NA REGIÃO
Aprovação do documento final  do seminário, elaborada pelos participantes e membros da AMOVIX
Até 18 de junho, os municípios da Transamazônica e Xingu devem encaminhar o pedido de outorga para receber o Canal da Cidadania, que integrará numa só rede, emissoras mantidas por órgãos públicos e por instituições comunitárias. O Canal da Cidadania fará parte do conjunto de canais explorados por entes da administração pública dentro do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). Com isso, poderá usar a multiprogramação possibilitada pela TV digital, com uma faixa de conteúdo específica para os poderes municipais; uma para os estaduais; e duas para associações comunitárias, responsáveis por veicular programação local.  O jornalista Paulo Miranda, presidente da Abccom, enfatizou que o Canal da Cidadania vai
permitir a democratização das TVs comunitárias, hoje restritas a serviços por assinatura.
O acesso das TVs Comunitárias ao modelo de TV Digital está garantido pela Portaria 489/2012 do Ministério das Comunicações.  Os prefeitos são os principais atores deste processo. Eles têm a responsabilidade de encaminhar o pedido de outorga ao Ministério das Comunicações, em parceria com os movimentos sociais locais.
ABRAÇO PROMOVE AÇÃO PARA MUDAR A LEI DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS
Presidentes das associações de rádios comunitárias e locutores dos municípios da região se aliaram à mobilização proposta pela Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), para coletar assinaturas que apoiam as mudanças na Lei. 9612/98.

 
Por Francisco Portela 
Fonte: UFPA Campus Altamira


0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010