Páginas

Professores de Altamira exigem melhorias na educação

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Cerca de 100 professores da rede municipal de ensino, coordenado pelo SINTEPP, realizaram um ato pacífico em frente à Prefeitura de Altamira, no sudoeste do Pará, na manhã de terça-feira, dia 12. O protesto aconteceu para exigir melhores condições no ensino no município. Munidos de cartazes e uma pauta de reivindicações, eles pediam uma audiência com o Prefeito Domingos Juvenil (PMDB).
De acordo com os profissionais, há um ano e meio, eles tentam uma audiência, junto ao executivo municipal, para apresentar as propostas de melhorias na educação de Altamira, mas durante este tempo não foram recebidos pelo prefeito. Além disso, eles afirmam que tiveram alguns direitos garantidos no plano de cargos e carreiras, deixados de ser cumpridos pela atual administração. “Tudo aquilo que tem sido descoberto para abaixar salário tem sido aplicado. A gente vê um governo preocupado em diminuir os gastos, mas que não dá qualidade na educação,” frisa o coordenador do SINTEPP, Lucas Moura.
Entre os pedidos citados na pauta de reivindicações, está à reforma imediata das escolas municipais, a melhoria da merenda escolar, a aplicação dos direitos garantidos no Plano de Cargos e Salários, além de um novo concurso público para o cargo de professor. “Hoje nós temos cerca de 610 professores concursados e praticamente o dobro desse numero de contratados. E o  companheiro quando trabalha contratado, tem o trabalho precarizado, e muitas vezes ele fica a mercê das pressões da gestão, ou seja, ele não tem a plenitude de profissional concretizada”, destaca o coordenador.
O professor Valdemir Lima dos Santos, que leciona há mais de 15 anos no município, cita a necessidade de reforma nas escolas. Segundo ele, as obras devem ser feitas o mais rápido possível para garantir a qualidade de ensino dos alunos. “Nós temos escolas que tem pessoas com deficiência e que precisam de uma estrutura melhor, como os cadeirantes. Por isso nós estamos aqui, não é apenas a questão do salário, mas uma série de outras questões que englobam a nossa educação”, disse o professor.
O prefeito Domingos Juvenil resolveu receber os professores. A audiência durou cerca de 40 minutos e foi realizada na sala de treinamentos da Prefeitura. Juvenil disse a categoria que o reajuste nos salários só pode ser feito depois de ser estudado. “Não é o prefeito que vai dizer faça isso ou faça aquilo. A Procuradoria Jurídica tem a obrigação de me dizer. Então quando eu sair daqui, eu vou entregar esse papel a Procuradoria Jurídica. Se a Procuradoria passar um parecer para o prefeito dizendo que isso tudo é possível, nós vamos começar a estudar a possibilidade financeira do pagamento”, explicou o prefeito.
Durante a audiência, Juvenil afirmou que vai estudar as reivindicações e fazer a reforma das escolas, mas não estabeleceu prazo, o que frustrou os professores. “Infelizmente o Prefeito não apresentou nada de concreto. A gente vai manter a mobilização, e eu espero que apesar dessa falta de compromisso demonstrada pelo prefeito, a gente consiga chegar a um avanço. Porque os professores estão comprometidos, mas o prefeito demonstrou aqui, claramente, que não está comprometido com a melhoria das condições da educação no município de Altamira”, concluiu o coordenador do SINTEPP.




Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: A Voz do Xingu

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010