Páginas

Montagem da segunda turbina avança em Belo Monte

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A Usina Hidrelétrica Belo Monte venceu mais uma importante etapa da montagem dos componentes eletromecânicos com a descida, na quinta-feira (04/9), do pré-distribuidor da Unidade Geradora nº 2 da Casa de Força Principal (Sítio Belo Monte). A movimentação da peça de 261 toneladas e 11 metros de diâmetro foi feita por uma ponte volante com capacidade de carga de até 800 toneladas.

A operação foi acompanhada pelo presidente da Eletrobrás, José da Costa Carvalho Neto, pelo secretário executivo adjunto do Ministério de Minas e Energia (MME), Francisco Romário Wojciki, pelo presidente do Conselho de Administração da Norte Energia, Walter Cardeal. O diretor-presidente da Empresa, Duílio Diniz de Figueiredo, e os diretores de Construção, Antonio Kelson Elias Filho, e de Fornecimento e Montagem, Wellington Ferreira, também acompanhar a descida da peça.

O deslocamento do pré-distribuidor do hall de montagem até o nicho da segunda turbina da Casa de Força de Belo Monte durou cerca 30 minutos. Em 10 de junho deste ano, operação semelhante foi realizada com a mesma peça da primeira turbina, na qual já estão sendo instalados os componentes da carcaça do estator, transportados de São Paulo e desembarcados na Estação de Transbordo de Carga, em Vitória do Xingu, no dia 25 de agosto.

Wellington Ferreira comemorou o cumprimento do cronograma de trabalho e informou que os próximos dez dias serão dedicados a ajustar esse componente sobre o tubo de sucção da segunda turbina da Casa de Força Principal. “É gratificante ver uma obra desse porte, feita na Amazônia, e saber que o cronograma de trabalho está sendo respeitado e as ações socioambientais cumpridas à risca”, afirmou Costa, presidente da Eletrobrás.

“É muito bom ver que o empreendimento está em um ritmo acelerado e os trabalhadores, motivados no trabalho”, destacou Walter Cardeal ao ser informado que o pré-distribuidor da Unidade Geradora nº 3 da Casa de Força Principal já está na área de montagem do Sítio Belo Monte.

A Casa de Força Principal da UHE Belo Monte terá 18 turbinas, com potência instalada de 11 mil MW. Junto com a Casa de Força Complementar, no Sítio Pimental, a Usina terá capacidade instalada de 11,233,1 MW e beneficiará cerca de 60 milhões de brasileiros em 17 Estados. “Trata-se de um empreendimento de suma importância para o Brasil, que vai gerar cerca de 10% do que é consumido hoje em um País que nos próximos anos deve dobrar o consumo de energia per capita”, afirmou Romário.

Os representantes do Ministério de Minas e Energia e da Eletrobrás também assistiram a uma apresentação técnica sobre Belo Monte, no Centro de Apoio ao Visitante (CAV), e visitaram o Sítio Pimental.





Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: O Xingu

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010