Declaração de Felype Adms – Redator do Site Souzel News.
Ontem durante a sessão ordinária na Câmara de Vereadores, eu estava querendo fazer um trabalho de cobertura do evento, como sempre fiz e nunca fui impedido, porém a matéria a ser votada ontem era polêmica, a emenda 02/2010 que trata sobre o grau de insalubridade a ser pago pelo executivo aos funcionários que estejam expostos a perigos de contaminação durante o trabalho.
O Fato ocorreu da seguinte forma, antes do início da sessão eu fui até a presidência da Câmara com o vereador Agnaldo de Souza, e pedi para fazer a matéria como sempre faço, porém desta vez ele me impediu de fazer imagens no local e disse que eu não poderia desta vez usar a filmadora, falou que a decisão era da Mesa e não dele somente.
A sessão começou, e depois da leitura de duas atas anteriores que levou mais de 1h, foi então iniciada a discussão da pauta, foi apresentada a emenda nº 02/2010, que foi vetada pelo Prefeito, quando o Presidente da casa colocou a emenda para discussão, os vereadores Jhonata, Valmiro e Baiano se colocaram contra o veto, os demais nem tocaram no microfone, em seguida a emenda foi para aprovação, somente os 3 vereadores citados acima votaram contra, outros 5 foram a favor e o veto do Prefeito prevaleceu, isso foi o suficiente para os funcionários da Saúde que estavam na plenária saíssem chateados da Câmara, eles chamaram os vereadores de moleques, palhaços, irresponsáveis e alegaram que é por isso que a cidade está como está, tudo isso na frente dos parlamentares.
Na tribuna, os contrários ao veto, Valmiro, Baiano e Jhonata lamentaram o ocorrido e disseram que os servidores da saúde e demais órgãos que recebem gratificação por insalubridade, vão sair prejudicados, pois há muito tempo já se pagava a taxa de 45, 25 e 15% de gratificação, e agora a Câmara derrubou para 40, 20 e 10%. Jhonata disse que a Câmara é uma casa de “Faz de Conta” e que ele não é palhaço para pactuar com isso, Baiano foi mais longe e disse que foi feito uma armação para aprovar o veto do Prefeito, pois exatamente neste dia o Vereador Reginaldo Calisto Faltou a reunião, Valmiro se disse insatisfeito, porém não estava surpreso, o vereador mostrou para a plenária vários projetos de leis para vários fins de desenvolvimento no município que foram todos vetados pelo executivo.
Valmiro disse que está profundamente chateado com a CENSURA ao site Souzel News, disse que a Casa de Leis cometeu um erro tremendo ao amordaçar o único meio de informação da cidade, Valmiro pediu desculpas diretamente a mim (Felype Adms), dizendo que isso é inaceitável, não existe CENSURA, isso é arbitrariedade, uma sacanagem o que estão fazendo com a liberdade de expressão. Valmiro falou ainda que vai tomar as providências para que isso não aconteça mais.
O Vereador Everton Mendes disse que o prefeito teve seu pedido de cassação indeferido nos últimos dias, e que quem perdeu tem que saber perder.
Baiano disse que se o Prefeito é inocente, Fernandinho Beira Mar também é inocente!
O Vereador Bayma disse que na Administração não tem nenhum ladrão, e que se tivesse ele seria o primeiro a apontar, Bayma pediu que se alguém tiver provas contra o Prefeito que apresente a ele, pois ele mesmo vai tomar as providências.
Antes da reunião terminar o presidente da Casa, Agnaldo de Souza Duarte se dirigiu a mim (Felype Adms), dizendo que existe um artigo no regimento interno que proíbe a veiculação da imagem ou áudio das sessões, Eu gritei do meio da platéia dizendo que esse artigo feri de morte a constituição Federal que dá a liberdade de expressão a qualquer cidadão em território nacional, o Presidente ficou calado e não soube responder mais nada.
Assim que a reunião terminou, fui até a mesa da presidência, buscar explicações para a CENSURA, o presidente da Casa me recebeu e disse que a mesa decidiu pela “PROIBIÇÃO”, Eu argumentei dizendo que isso era muita falta de respeito com centenas de leitores e visitantes do site, e que o artigo está ultrapassado. Foi ai então que o Vereador Adelson Luiz Bayma (líder do governo na Câmara) Disse que tenho que me cadastrar como pessoa Jurídica. Na frente de vários alunos e outros vereadores, Bayma disse que quando a Câmara for abrir algum processo contra mim eu tenho que ser pessoa jurídica. (ELES JÁ PENSAM EM ME PROCESSAR!), Bayma falou que se eu quiser escrever e publicar eu posso fazer, mas tenho que respeitar a decisão da mesa. Por várias vezes tentei conversar com o presidente da casa, mas nem ele sabia exatamente o que fazer ou dizer sobre tal situação, a oposição me orientou a procurar a justiça.
Ficamos assim então, CENSURADOs pela Câmara Municipal de Vereadores no dia 21 de junho de 2010. É uma pena que atitudes como essas ainda tentem calar a voz de que não inventa e nem aumenta a notícia e sim apenas a REPORTA.
Mas se serve de consolo aos nossos leitores, jamais vamos paraR de publicar as matérias, os fatos e acontecimentos da cidade, doa a quem doer. SomoS literalmente IMPARCIAIS e prezamos pela informação, afinal esse direito é constitucional e está no Art. 5º da Constituição Federal.
Obrigado a todos!
Fonte: www.souzelnews.blogspot.com




1 comentários:
gente souzel urgentemente, pedindo socorro, esta a cada dia uma cidade abandonada,uma cidade de poucas ruas e esta numa poeira praticamente igual a trasamazônica. meu Deus ate quando este local vai vira uma cidade que precisamos???
Postar um comentário