Bersajones Moura é acusado de várias irregularidades na campanha de 2008
Mais um prefeito foi afastado do cargo pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Bersajones Moura (PSB), que venceu as eleições para prefeito de Novo Repartimento em 2008, e seu vice, Junailton Cândido da Silva, tiveram os mandatos cassados por abuso de poder econômico, abuso de poder político e conduta vedada. A decisão foi unânime. No lugar de Bersajones assume a segunda colocada no pleito, Valmira Alves da Silva (PR). O advogado dos políticos cassados, Inocêncio Mártires Coelho, diz que vai recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo ação impetrada pela coligação 'Todos por Repartimento', que apoiou Valmira, várias irregularidades foram cometidas durante a campanha eleitoral pela coligação 'Unidos pelo Progresso', do prefeito e do vice. A coligação afirma que, em evento no dia 13 de setembro – que incluía carreata à tarde e comício à noite – o grupo que venceu o pleito patrocinou o abastecimento de motos em posto de gasolina da cidade, utilizou veículos pertencentes a prestadoras de serviços ao município e carros locados pela prefeitura. Além disso, foram distribuídas camisas com os dizeres 'Sou 4 x 10', em alusão ao número do partido de Bersajones (40), candidato à reeleição. 'Foi filmado um festival de aberrações, que incluía distribuição de camisas, uso de veículos de órgãos públicos e de empresas contratadas pela Prefeitura', declarou a advogada Tatiane Alves da Silva.
A campanha também contou, segundo a ação, com a distribuição de bebida alcoólica e dinheiro e com a participação do locutor de rodeios Roberto Groto, como atração artística tanto na carreata quanto no comício. 'A contratação de artistas e distribuição de brindes é considerada gasto ilícito', concluiu o juiz André Bassalo, relator do processo. Em seu voto, ele destacou que não havia provas suficientes sobre o abastecimento de motos e utilização de veículos locados pela prefeitura.
Fonte: Diário do Pará Publicado por vtxnews às 17h55min.


0 comentários:
Postar um comentário