Páginas

Eleições 2012: Eleitos de Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu, serão diplomados amanhã pela Justiça Eleitoral.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O prefeito eleito de Vitória do Xingu, Erivando Amaral, o vice dele, José Caetano, e os nove vereadores eleitos pelo município serão diplomados amanhã (11), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará. A cerimônia de diplomação vai começar às 9h, na sede da ACIAPA em Altamira. Na ocasião, será realizada também a cerimônia de diplomação dos prefeitos eleitos de Altamira, Domingos Juvenil e a de Brasil Novo, Marina Sperotto e os respectivos vereadores eleitos desses dois municípios.
Erivando Amaral venceu a eleição de outubro, com 63,06% dos votos, ou seja, foi a segunda maior expressão de votos válidos de todo o Estado. Erivando Amaral assume em janeiro pela primeira vez o cargo de prefeito eleito, pois até então administrava o município de Vitória do Xingu como prefeito em exercício. Como ele foi o único Gestor a ser reeleito em toda região da Transamazônica e Xingu, Vando também assumirá em janeiro a presidência do Consórcio Belo Monte, até que seja realizada a eleição para a escolha do novo presidente daquela associação que reúne gestores dos onze municípios da área de influencia de Belo Monte.
Com a entrega dos diplomas aos eleitos, a Justiça Eleitoral da 18º Zona Eleitoral que responde por esses três municípios, os habilita a tomar posse em janeiro do próximo ano. "A expedição de diploma encerra o processo eleitoral. Na realidade, ele (político eleito) ainda não vai entrar em exercício, só vai estar habilitado a entrarem exercício a partir de janeiro". Enfatizou o chefe do Cartório em Altamira.
Ainda de acordo com a Justiça Eleitoral, os eleitos no último pleito municipal, em outubro, têm que ser diplomados pela Justiça até 19 de dezembro.
É importante salientar que a diplomação não significa que o eleito está eximido de algum processo que responde, ou seja, o candidato eleito que responde processo judicial pode ser diplomado, tomar posse em primeiro de janeiro e no futuro ter o mandato cassado pela própria justiça que o empossou.


Por Edil Aranha
Fonte: (WD Notícias)




0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010