A Transamazônica, ou Rodovia Transamazônica (BR-230), foi construída no decorrer do governo de Emílio Garrastazu Médici, entre os anos de 1969 e 1974. Uma obra de grande proporção que ficou conhecida como uma “obra faraônica”. Para o desenvolvimento da obra, o governo conduziu para a região aproximadamente 4 mil homens (entre 1970 e 1973), isso com o intuito de abrir estradas e estabelecer a comunicação entre as cidades.
A execução do projeto aconteceu em um período de regime militar no Brasil, a rodovia se tornou a terceira maior do país, com 4 mil km , percorrendo os Estados da Paraíba, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas. A Transamazônica corta o Brasil no sentido leste-oeste, por isso é considerada uma rodovia transversal, sendo, em grande parte, não é pavimentada. Os extremos da rodovia são respectivamente em Cabedelo (Paraíba) e Lábrea (Amazonas).
Vejam que absurdo, criança de aproximadamente 10 anos em cima
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O
objetivo de se construir uma rodovia dessa proporção era para
interligar as regiões, especialmente a região Norte, com o restante do
Brasil, e povoar aquela área tão desabitada.
A inauguração aconteceu no dia 30 de agosto de
1972, a intenção original era que a rodovia fosse pavimentada, ligando a região
Nordeste e Norte, além do Peru e o Equador, somando 8 mil quilômetros.
Como a rodovia Transamazônica não é pavimentada, fica intransitável entre outubro e março, período que determina a época chuvosa na região. Sua construção provocou diversos problemas, entre eles o desmatamento que ocorre nas áreas próximas.
Como a rodovia Transamazônica não é pavimentada, fica intransitável entre outubro e março, período que determina a época chuvosa na região. Sua construção provocou diversos problemas, entre eles o desmatamento que ocorre nas áreas próximas.
UM DETALHE LÁ EM BRASILIA CONSTA ELA JÁ TODA ASFALTADA E
CONCLUÍDA. A FOTO É GRANDE É BEM BATIDA.
Por Edil Aranha e Francisco Portela
Fonte. Blog do Xarope
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