Páginas

Novos protestos param obras em Belo Monte.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Na Zona Rural de Vitória do Xingu, Oeste do Pará, local onde está sendo construída a hidrelétrica de Belo Monte voltou a acontecer protestos indígenas, segundo informações de trabalhadores que foram dispensados no turno da manhã desta quinta-feira (21), o sítio Pimental foi ocupado pelos indígenas.
Lideranças Araras da Volta Grande, e aldeias abaixo do barramento do rio acusado as obras de interferirem no modo de vida tradicional dos povos que habitam aquela região. O CCBM - Consórcio Construtor de Belo Monte já teve conhecimento do manifesto indígena, o clima no local ainda é pacífico.
Os índios pedem a imediata compensação financeira pelos danos ocorridos nas aldeias, como a dificuldade de pesca e caça, além da demora na aplicação de ações socioambientais e medidas previstas no PBA – Plano Básico Ambiental.
O Consórcio Construtor já está em contato com a empresa Norte Energia, responsável por Belo Monte na busca de solucionar o mais rápido possível a situação e atender as reivindicações indígenas. A força nacional e soldados da tropa de choque da polícia militar garantem a segurança das partes.
Parte dos trabalhos foram suspensos na região do Sítio Pimental, o maior das obras em andamento na Volta Grande do Xingu.

SEGUNDO O SITE G1:

Este mês, a juíza da primeira vara cível de Altamira concedeu um mandado proibitório que determina que os movimentos sociais Xingu Vivo e o Movimento de Atingidos por Barragens (Mabe) não realize qualquer ação em canteiros, sedes administrativas e escritórios de Belo Monte. No documento, a juíza diz que os movimentos estão impedidos de invadir, ocupar, depredar bens e impedir o acesso de funcionários aos canteiros de obras. Em caso de descumprimento, os movimentos vão pagar multa de R$ 50 mil, além de ter que pagar quaisquer prejuízos causados aos responsáveis pela obra.
 
Por Edil Aranha e Francisco Portela
Fonte.  Blog Altamira Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010