Páginas

Membros do Conselho de Administração e presidente da Norte Energia visitam canteiros e obras das condicionantes de Belo Monte

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Conselheiros de Administração da Norte Energia e o Diretor-Presidente da empresa, Duilio Figueiredo, estiveram ontem, 23 de julho, em Altamira para uma visita técnica às obras dos canteiros da UHE Belo Monte e das condicionantes do empreendimento. A visita faz parte da atividade de acompanhamento das obras e ocorre, pelo menos, duas vezes ao ano. Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração, Valter Cardeal, e outros cinco conselheiros fizeram parte do grupo.
Segundo o Diretor-Presidente da Norte Energia, a visita do Conselho marca as comemorações de três anos de atuação da empresa na região do Xingu e corrobora as ações executadas ao longo desse período. “É um prazer comemorar esse momento com toda a região. O trabalho é complexo, mas o resultado se reflete na melhoria de vida das pessoas. São escolas, unidades de saúde, melhoria em vias de acesso, saneamento básico, qualidade de vida que será herdada por várias outras gerações”, declarou Duilio Figueiredo.

Já o presidente do Conselho de Administração, Valter Cardeal destacou o empenho de todos os envolvidos na implantação do empreendimento. “Acredito que o que nos foi apresentado aqui comprova que o trabalho está sendo feito de forma correta e profissional. Fiquei satisfeito com o andamento das obras na cidade e as atividades nos canteiros. É isso que nós queremos ver: trabalho”, comentou.

Trajeto

Em Altamira, os conselheiros conheceram de perto algumas das principais obras das condicionantes definidas para Belo Monte. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Brasília, que será inaugurada nos próximos dias e foi construída pela Norte Energia, Luciana Holl, conselheira independente da Norte Energia, conversou com os médicos e enfermeiros que compõem a equipe de saúde. “Eu fiquei impressionada com o lugar e comprovei a qualidade da obra no depoimento dos profissionais que irão trabalhar na unidade”, destacou. O grupo também visitou as obras de reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento do Mutirão (UPA). O prédio irá abrigar o novo hospital municipal de Altamira e vai receber as demandas de média e alta complexidade da cidade e da zona rural.

Outro ponto de parada foi o conjunto habitacional Jatobá, onde estão sendo construídas as casas que receberão as famílias que moram atualmente na área do igarapé Ambé. Os conselheiros conheceram cada um dos três modelos que estão sendo apresentados aos moradores. Eles visitaram os cômodos das casas e ouviram uma apresentação sobre o processo construtivo das habitações. “Depois de tantos anos vivendo em áreas de alto risco, as famílias irão se mudar para um local com todas as condições para uma vida melhor, mais digna”, afirmou Adhemar Palocci, membro do conselho.
Após as visitas em Altamira, o grupo seguiu para o Sítio Belo Monte, a 55 km da cidade, iniciando o trajeto pelo porto, em Vitória do Xingu, e pela vila residencial. Já na área de escavações da casa de força principal, o diretor de Construção da Norte Energia, Antônio Kelson, apresentou o cronograma de atividades da obra e o processo de instalação das turbinas, consideradas o coração da UHE Belo Monte.

Depois de conhecer o escritório da empresa no canteiro, os conselheiros almoçaram no refeitório de Belo Monte. À tarde, o roteiro foi retomado de carro por quase toda a extensão do canal de derivação. Construído para formar o reservatório intermediário da casa de força principal, o canal é um dos principais diferenciais da obra de Belo Monte.

Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: Blog Belo Monte

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010