Páginas

Vitória do Xingu Realiza Encontro Regional da Pastoral Criança

segunda-feira, 7 de outubro de 2013


Irmã Vera falando aos presentes
A Prelazia do do Xingu reaalizou nesta quinta 03/10, na Barraca da Santa em Vitória do Xingu o primeiro Encontro Regional de lideranças da Pastaoral da Criança da região Transamazônia e Xingu.
O encontro contou com a presença da Irmã Vera Lúcia Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, da Irmã Veneranda Coordenadora da Pastoral da Criança no Estado do Pará, das Irmãs Maria Helena e Iris de Vitória do Xingu e de várias lideranças de municípios da região, como Gurupá, Porto de Moz, Altamira, Anapu, Medicilândia, Senador José Porfírio, Brasil Novo e Uruará.
Este encontro está sendo muito importante para as lideranças desta região, principalmente na troca de experiências e fazendo o intercâmbio das informações e atualidades sobre a Pastoral da Criança em todo o país.
Trabalhos em Grupos

A Pastoral da Criança é uma entidade social criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB-, ligada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Ela exercita práticas referentes à saúde, à alimentação, à educação, à cidadania e à espiritualidade da faixa infantil que compõe os grupos mais miseráveis.
Os trabalhadores da Pastoral são voluntários; normalmente suas lideranças integram a comunidade na qual atuam, o que lhes permite conhecer mais intimamente a realidade familiar do ambiente em que residem e assim melhor orientar e auxiliar os que buscam ajuda junto a esta organização de cunho social.
Reabertura dos Trablhos à tarde

As tarefas desenvolvidas pela Pastoral têm como objetivo atender às crianças carentes desde o momento da gestação até os seis anos de idade, zelando por uma existência qualitativa e pelo progresso pessoal de cada uma. As famílias também são assistidas em suas necessidades, na melhoria de suas condições, na compreensão de seus direitos e obrigações, na erradicação da violência dentro do lar.
A assistência à comunidade é de natureza ecumênica, sempre com a bandeira da prática do amor, da fraternidade e da paz. A intenção é sustentar também moralmente os membros das famílias pobres, para que elas possam melhor resolver suas dificuldades. Os dirigentes dos grupos são constantemente conduzidos pelo Guia do Líder da Pastoral da Criança.
A Pastoral nasceu da conjunção de esforços para diminuir cada vez mais a mortalidade infantil. O Cardeal de São Paulo em 1982, Dom Paulo Evaristo Arns, teve nesta época um encontro revelador com o então diretor executivo da UNICEF, James Grunt, quando ambos participavam de um encontro na Suíça, convocado pela ONU. James semeou no espírito do Cardeal a idéia que daria origem a esta entidade social.


Por Francisco Portela e Edil Aranha
Em 07/10/2013

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010