Páginas

Milhares de trabalhadores paralisam obras de sítio da Usina de Belo Monte

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

De acordo com o CCBM, seis mil operários suspenderam as atividades.
Trabalho no Sítio Pimental está completamente parado desde sábado, 9/11

 
De acordo com o CCBM, o trabalho no Sítio Pimental está completamente parado. (Foto: Reprodução/ TV Liberal)

As obras do Sítio Pimental, um dos canteiros de obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, estão paralisadas desde o último sábado (9). Nesta segunda (11), trabalhadores interditam os portões de acesso ao sítio e inviabilizam o funcionamento do canteiro de obras. De acordo com Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM), por questões de segurança, as atividades no canteiro de obras foram suspensas.
Segundo a assessoria do CCBM, seis mil trabalhadores estão parados. Um grupo de operários pede melhores condições de trabalho, reajuste salarial e aumento do vale alimentação. Eles ocupam portarias e inviabilizam  a circulação de máquina e veículos pesados na área.
No entanto, de acordo com o consórcio construtor, o grupo pretende negociar paralelamente ao acordo de categoria articulado junto ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada do Estado do Pará (Sintrapav).
"Acontece que todo acordo só é legal perante o Ministério do Trabalho quando é feito via sindicato. É inviável qualquer tipo de negociação paralela", argumenta Fernando Santana, assessor do CCBM.
Segundo o consórcio, a paralisação supreendeu porque neste mês de noembro está em andamento a negocição da Data-Base dos trabalhadores. O dissídio coletivo tem até o dia 30 e novembro para ser fechado.

Em nota, o CCBM informou que as negociações já vêm ocorrendo, e têm avançado no sentido de que o Acordo Coletivo de Trabalho seja concluído o mais rapidamente possível, com validade retroativa a 1º de novembro, sem nenhum prejuízo aos trabalhadores. O próximo encontro de negociação de pautas será realizado na terça-feira (12).




Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: G1/PA

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010