A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologou esta semana as
alterações das dimensões e da resistência do pavimento da pista de
pousos e decolagens do Aeroporto de Altamira, no oeste do Pará. A
portaria nº 3.248, de 10 de dezembro de 2013, atualizou as
características da pista do aeroporto paraense, que passou por obras de
revitalização e ampliação entre 2011 e 2012. As obras, nas quais foram
investidos R$ 12,4 milhões, contemplaram o reforço estrutural do
pavimento, da pista de táxi e do pátio de estacionamento de aeronaves,
além da construção do balizamento noturno da pista. Com as reformas, a
pista do aeroporto teve sua largura aumentada para 30 metros, com
acostamentos de quatro metros em cada lado.
Com as intervenções, a pista passou a ter capacidade para receber
aeronaves de maior porte, com peso de decolagem máximo (PMD) de até
70,33 mil kg. A publicação da portaria nº 3.248 significa também a
confirmação oficial para que o aeroporto opere essas aeronaves. Entre os
aviões que poderão operar no aeroporto está o Boeing 737-700, que tem
capacidade para transportar até 144 passageiros. Atualmente, a maior
aeronave em operação em Altamira é o Embraer 190/195, com PMD de 52 mil
quilos e capacidade para transportar até 118 passageiros. Vale destacar
que o recebimento de novos voos depende de trâmites que envolvem
discussões com companhias aéreas e a Agência Nacional de Aviação Civil.
Recentemente, Altamira teve também melhorias para a
recepção de passageiros. Em outubro, a Infraero entregou os trabalhos de
reforma e ampliação da sala de embarque, com investimentos de R$ 25,5
mil. “O Aeroporto de Altamira se situa entre duas cidades importantes do
Pará, Marabá e Santarém, o que o torna estratégico para o estado. A
atualização significa que o Aeroporto de Altamira poderá ampliar ainda
mais seu papel no desenvolvimento da Região Transamazônica”, pontuou
Edson Luís Silva, superintendente do terminal paraense.
Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: O liberal
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