Páginas

Desenvolvimento marca aniversário de 22 anos de Vitória do Xingu

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Em 22 anos de emancipação, a cidade de Vitória do Xingu, fundada em 13 de dezembro de 1991, tem muito que comemorar. Com o avanço na construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte e mais de 40% das obras civis executadas nos quatro canteiros de construção do empreendimento hidrelétrico, o município recebe benefícios como a implantação do sistema de saneamento básico, construção de escolas e unidades de saúde. Obras do Projeto Básico Ambiental (PBA), em benefício da qualidade de vida da população.
Para quem nasceu na pequena cidade localizada a cerca de 800 km da capital Belém, as mudanças visíveis já mudam para melhor a vida dos moradores. “É emocionante ver que a nossa cidade está cheia de obras, tudo acontecendo e tão rápido, asfalto, saneamento, é muita coisa boa, a cidade merece mesmo”, declarou entusiasmada, Ernice da Silva, técnica administrativa. Ela é uma das beneficiadas pelas obras de saneamento básico, que interligaram o tratamento de esgoto na cidade e já destinam os resíduos sólidos do município para o novo aterro sanitário.
As ações realizadas em Vitória do Xingu e na zona rural do município estão a todo vapor, trazendo empregos, renda, e qualidade de vida hoje e para o futuro da cidade. Entre os trabalhos realizados, estão às obras de saneamento básico com a implantação do sistema de esgoto sanitário, a conclusão de três das cinco estações de tratamento de esgoto, a drenagem de águas pluviais e pavimentação asfáltica. Com o prédio da secretaria de saúde construído e equipado, o município aguarda a o início das boras de construção do novo hospital municipal, ampliando a capacidade de atendimento para 16 leitos.
Na agrovila Leonardo da Vinci, Distrito de Vitória do Xingu, a Norte Energia executa os trabalhos de drenagem pluvial, rede de esgoto e pavimentação. Em 2012 a localidade teve a escola pública reformada e ampliada e a comunidade ganhou uma quadra para práticas esportivas. Em Belo Monte os benefícios impressionam os moradores e mudam a paisagem do lugar com ruas asfaltadas, escola reformada e ampliada, unidade básica de saúde nova e funcionando diariamente, além do núcleo de atendimento social a população atingida e o centro de acolhimento ao migrante. Ações que geram emprego e aumentam a qualidade de vida entre os moradores da região.
 Com o avanço de obras estruturais importantes e a melhoria na infraestrutura do município, a Norte Energia intensifica as ações do Programa de Educação Ambiental (PEA) e incentiva a conscientização ambiental dos moradores que serão beneficiados com esses serviços. “Tem sido fundamental para o desenvolvimento das ações o espírito de parceria com as comunidades e a administração municipal, que também investe no município, com muitos recursos provenientes do aumento da arrecadação municipal em função das obras da UHE Belo Monte”, destacou Cassandra Molisani, superintendente do meio socioeconômico da Norte Energia.





Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: Blog Belo Monte 

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010