Páginas

Dilma visita Marabá e lança edital de Pedral

sexta-feira, 21 de março de 2014

(Foto: Júnior Oliveira/Diário do Pará)
O edital de licitação para a dragagem dos 43 km de extensão do Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins, entre Marabá e Itupiranga, foi lançado nesta quinta-feira (20), em Marabá (PA), pela presidenta Dilma Rousseff, ao lado do ministro dos Transportes, César Borges. A visita a Marabá se deu por sugestão do Senador Jader Barbalho. “Porque é nessa cidade que está a repercussão direta da obra”, justificou.
A cerimônia ocorreu na área verde do aeroporto local e marcou também a entrega de 30 motoniveladoras e 80 caminhões-caçamba para 89 prefeituras paraenses.
A dragagem ou derrocamento do pedral vai proporcionar a navegabilidade do Rio Tocantins, permitindo a operacionalização da Hidrovia do Tocantins durante o ano todo.
Em seu discurso, a presidente Dilma lembrou que se o Brasil é um País do tamanho que é hoje, é graças aos rios que possui, de modo que voltar a investir nesse modelo de transporte é a decisão mais acertada que o governo pode tomar.
PROGRESSO
Para o prefeito João Salame, a concretização da hidrovia permitirá a retomada da luta pela instalação da Aços Laminados do Pará (Alpa), da Mineradora Vale, já que o entrave para a implantação do projeto é justamente a falta de um modal de transporte capaz de escoar a produção.
Por outro lado, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim), Gilberto Leite, disse que o anúncio do edital é tudo que a economia de Marabá precisa para se sustentar sobre uma nova base.
Segundo o ministro César Borges, a obra representa um sonho de décadas, principalmente para os Estados do Pará e do Tocantins, que marca a cidade de Marabá como um ponto central na logística brasileira.
Entre as autoridades presentes na cerimônia estavam o presidente da FAMEP – Federação das Associações de Municípios do Pará –, Helder Barbalho; e o senador Jader Barbalho, que usou de toda sua influência para agilizar o andamento do projeto executivo do derrocamento no DNIT – Departamento Nacional de Infrasestrutura de Transportes.
O derrocamento é a remoção ou destruição de pedras ou rochas submersas, no chamado Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins, acima das eclusas da Hidrelétrica de Tucuruí. A obra irá propiciar a melhoria das condições de escoamento – pela Hidrovia do Tocantins - de toda a produção mineral, agrícola e da pecuária sob sua área de influência, com destino ao porto e terminais localizados em Vila do Conde e no Baixo Amazonas.
A obra será licitada por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC). Pelo cronograma, a conclusão do prejeto está prevista para 2018.



Por Francisco Portela e Edil Aranha
(DOL com informações de Chagas Filho/Diário do Pará)

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010