Páginas

Presidente Dilma visita Barcarena e Belém hoje

sexta-feira, 25 de abril de 2014


Inauguração
Dilma Rousseff faz entrega do complexo portuário Belém-Miritituba

Dilma Rousseff visitou ontem as obras da Arena Pantanal, em Cuiabá, onde posou para fotos com os operários do estádio:

A presidente Dilma Rousseff vem hoje a Barcarena para inauguração do complexo portuário Miritituba (Itaituba)-Barcarena, pelo qual a empresa de agronegócios Bunge exportará grãos. Foram cerca de R$ 700 milhões em investimentos, que resultarão em 350 empregos diretos e indiretos. A chegada da presidente está prevista para as 11h.
O complexo portuário é composto da estação de Transbordo de Miritituba e do Terminal Portuário Estação Norte (Terfron, em Barcarena). Os investimentos da Bunge em estrutura portuária e logística tiveram parceria com o Grupo André Maggi (Amaggi). Pela nova rota, os grãos das maiores regiões produtoras seguirão por caminhão pela BR-163 até a Estação de Transbordo em Miritituba. A distância é de 1,1 mil quilômetros. No terminal, a carga será colocada em balsas que navegarão o rio Tapajós, passarão pelo estreito de Breves e chegarão ao Terfron, em Vila do Conde,num trajeto de mil quilômetros (três dias de viagem). No Terfron, a carga será armazenada para embarque em navios graneleiros para exportação.
Um único comboio de 20 balsas transporta 40 mil toneladas de grãos, equivalente a mais de mil caminhões ou a 4,5 trens de carga por viagem. "Estamos diversificando a matriz logística do país, ainda muito dependente de caminhões e trens. Além disso, com o aumento da demanda mundial por alimentos, a Bunge se coloca numa posição privilegiada ao ganhar uma nova rota de escoamento de grãos, ainda mais sustentável", afirma Murilo Braz Sant´Anna, vice-presidente de Agronegócio da Bunge Brasil.
"Este é um empreendimento importantíssimo para o Brasil. Com a nova rota, vamos contribuir para o desenvolvimento da região, ao mesmo tempo em que desafogaremos o sistema logístico do Sudeste, que há muito tempo trabalha acima do limite", ressalta o diretor de logística e Agronegócio da Bunge Brasil, Júnior Justino.
A maior parte da soja e do milho embarcados em Barcarena seguirá para a Ásia e Europa. Até o final de 2015, o Terfron será o segundo maior terminal exportador da Bunge Brasil, com capacidade de escoamento de quatro milhões de toneladas/ano, ficando atrás apenas do TGG (Terminal de Granéis do Guarujá), no Porto de Santos (SP), que exportou cerca de oito milhões de toneladas em 2013.
EDUCAÇÃO
Ainda em Barcarena, a presidente vai acompanhar a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Fundação Bunge e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que é parte do Pacto pela Educação no Pará, do qual fazem parte doze empresas. Com a iniciativa, a empresa passa a integrar o Comitê Regional do Tapajós do Pacto pela Educação do Pará, em parceria com a Seduca, e o grupo de Parceiros Estratégicos do Pacto, composto por grandes empresas dispostas a apoiar a iniciativa, cujos esforços são direcionados a um incremento de 30% do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das redes públicas de ensino fundamental e médio até 2017, em relação aos resultados de 2011.
O prazo de vigência do pacto é 31 de dezembro de 2014, podendo ser prorrogado até 31 de dezembro de 2017. Os programas e projetos a serem executados pela Fundação Bunge serão detalhados até 30 de agosto de 2014.
O secretário de Estado de Educação, José Seixas Lourenço, afirma que a participação de empresas no Pacto pela Educação é o grande diferencial do programa do Governo do Estado. "A responsabilidade social é o grande objetivo de todos que participam do Pacto", frisou, informando que no final de maio acontecerá uma grande adesão de empresas paraenses que fazem parte da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa).
PANTANAL

Dilma Rousseff fez ontem uma rápida visita à Arena Pantanal, ainda em obras para a Copa do Mundo. O estádio em Cuiabá já teve a data de inauguração adiada seguidas vezes e até já recebeu jogo oficial, mas só deverá ser finalizado na metade de maio. Dilma circulou pela tribuna de honra, pelo gramado e parou na arquibancada apenas para tirar fotos com operários que foram ao local para acompanhar a visita. Acompanhada do governador Silval Barbosa (PMDB), disse aos fotógrafos e cinegrafistas que puderam se aproximar dela no gramado que achou a arena "muito bonita".
Na primeira visita a Cuiabá desde que se elegeu, a presidente fez também a entrega simbólica das chaves de um residencial que nem escola possui. As unidades fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida, uma das maiores vitrines do governo petista. O residencial Altos do Parque I e II, a 15 quilômetros do centro da capital de Mato Grosso, tem 638 casas, de 40 metros quadrados cada. Ali, além de não existirem escolas, não há creche nem posto de saúde. A população do bairro é de 2.500 pessoas. Cerca de 500 famílias já estavam morando na primeira fase do residencial há cerca de dez meses. Outras 138 passarão a ocupar as novas casas.




Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: O Liberal





0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010