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Seduc tenta explicar falta de formação

terça-feira, 15 de abril de 2014

Municípios de difícil acesso e contratação de professores temporários sem formação docente que habilita a atuação em salas de aula. Estas são algumas das justificativas dadas por Ana Cláudia Hage, diretora de ensino fundamental e médio da Secretária de Estado de Educação (Seduc), para que 82% dos professores do ensino fundamental da rede pública de ensino do Pará não tenham formação nas áreas que atuam.
O dado levantado pelo Censo Escolar 2013, e consolidado pelo movimento Todos pela Educação, foi publicado na edição de domingo do DIÁRIO e mostrou o Pará como o sexto pior Estado com falta de formação dos professores na rede pública de ensino.
Segundo a diretora, o dado ainda é muito elevado porque o estudo leva em consideração municípios de diferentes realidades. “Este é um resultado relativo. Ainda temos um resíduo de professores sem formação atuando em municípios pontuais que apresentam problemas bem específicos, como a dificuldade de acesso. Alguns deles acabam piorando índice do Estado como um todo”, explicou.
Segundo a Seduc, a falta de formação docente vem sendo combatida por meio do Programa de Formação Profissional Docente (Parfor). Desde 2009, quando o programa federal foi implantado através de cursos de correção da formação oferecidos pelas universidades públicas, cerca de 700 professores concluíram o curso de complementação da formação para se adequarem à atuação em sala de aula, diz a Seduc.
Entretanto, cerca de 19.700 professores da rede pública ainda realizam cursos para a correção da formação para a disciplina que atuam. Daqueles professores em formação, 900 professores são da rede pública estadual. “Vemos que o Censo Escolar retrata, principalmente, os professores de rede municipal”.
A carência de professores com formação dispostos a trabalhar no interior está também entre as justificativas para a disparidade de qualidade da formação docente no Estado.



Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: (Diário do Pará)

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