A Celpa tem o prazo de 15 dias
para se adequar ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi
assinado, nesta quarta-feira(28), junto ao Ministério Público do Estado e
ao Procon. Dentro deste prazo, a concessionária deverá oferecer
melhorias concretas aos consumidores que procurarem pelo órgão de defesa
para reclamar de irregularidades na conta de energia – principalmente
se a queixa estiver relacionada ao acumulo de fatura. A medida, segundo o
Ministério Público, foi necessária devido ao grande número de
reclamações por parte dos consumidores sobre a cobrança por estimativa
de consumo. A empresa também deverá investir R$ 100 mil em melhorias
físicas na sede do Procon, onde irá construir um balcão de atendimento
para os seus clientes.
O acumulo de fatura acontece
quando o técnico da Celpa não consegue fazer a leitura do medidor
(olhão) e então a companhia faz um cálculo da média de consumo dos
últimos doze meses e envia para a unidade consumidora. No mês seguinte
pode cobrar pelo consumo que não foi arrecadado na fatura anterior. Pelo TAC, a Celpa não poderá também cobrar o acumulo de consumo mais de uma vez no período de um ano.
No texto do acordo, fica
justificado que o TAC foi feito diante da “elevada demanda de
reclamações de consumidores que procuram o Proncon/PA e a Promotoria de
Defesa do consumidor especialmente para reclamar do acúmulo de consumo
em suas faturas”. Em nota, a Celpa reforçou que concordou com o TAC como uma forma de melhorar o atendimento aos seus clientes.
Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: Diário do Pará
0 comentários:
Postar um comentário