Páginas

SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA NA AMAZÔNIA

sexta-feira, 13 de junho de 2014


De 5 a 7 de junho, aconteceu, no Hotel Castelo na Rodovia Transamazônica, entre Altamira e Belo Monte o Seminário de Comunicação Comunitário na Amazônia.
O Seminário proporcionou um espaço para troca de experiências, formação e debates sobre temas relacionados à comunicação comunitária e as mídias livres na Amazônia.
Tendo como objetivo aprofundar questões sobre a participação social nas políticas públicas; o papel da comunicação para as populações local; as novas formas de comunicação; além de possibilitar a articulação em rede e a formação nesta área; tanto em relação à infraestrutura quanto as novas tecnologias.
O evento contou a presença do senhor Pedro Pontual representante da Casa Civil da Presidência da República, Américo Bernardes representante do Ministério das Comunicações, Avelino Ganzer chefe do escritório do Governo Federal em Altamira, Deputado Federal Zé Geraldo, Mário Sartorello representando a EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) a senhora Rosane Steinbrenner representando a UFPA, o jovem Marcelino representante do ‘Movimento Levante Popular da Juventude” dos senhores Marcelo Branco, Paulo Miranda, (Presidente Associação Brasileira de Canais Comunitários/ABCCOM; estiveram presentes também alguns vereadores dentre eles; Toninho Mardegam de Brasil Novo, representantes de Rádios Comunitárias e da sociedade civil dos municípios de Altamira, Uruará, Medicilândia, Placas, Santarém, Anapu, Brasil Novo, Vitória do Xingu, Souzel, Porto de Moz, Tailândia e Gurupá.
Américo Bernardes, falou da importância do seminário para esta região, que por questẽes climáticas tem alguns problemas a mais nos meios de comunicação, mas que os municípios unidos poderão encontrar maneiras de melhoarar o setor em todos os sapéctos, o que tiver ao alcance do Ministério das Comunicações estaremos de portas abertas para ajudá-los e fazer com que as novas tecnologias venha ajudar os profissionais da comunicação a desenvolver seus trabalhos também através da mídia digital.
Mário Sartello, resaltou que precisamos avançar na democratização do setor da comunicação no Brasil, onde as classes menos favorecidas tem pouco acesso ou quase nada, que a maioria dos meios de comunicação ainda estão nas maõas de grupos poderosos que intimidam os pequenos empresários do setor.
Paulo Miranda, disse que o nosso país precisa ter uma Política Nacianal de Comunicação, que o terceiro setor precisa está unido e organizado para poder conseguir avançar neste sentido, é claro que tivemos alguns avanços, como o Marco Civil da Internet, que hoje é considerado o mais moderno do mundo, às rádios comunitárias também foram contempladas com pequenos avanços, é claro que não está como gostariamos, precisamos marchar juntos para que possamos ter uma comunicação mais digna onde as classes trabalhadoras possam ter acesso.
Marcelo Branco, ministrando oficina
Marcelino, representante do Movimento Levante Popular da Juventude, falou do poder de mobilização que as redes sociais tem hoje, principalmente o Facebook, não somente aos jovens mas a população em geral de qualquer parte do Brasil e do mundo.
O Vereador Toninho Mardegan, fez uma explanação da situação das rádios Comunitárias na região Transamazônica e Xingu e dos meios de comunicação em geral incluíndo os problemas com o meio mais avançado que temos hoje no mundo a “Internet” este instrumento muitos houve falar mas não tem como ter acesso.
O seminário foi avaliado pela comissão organizadora como bastante positivo, tanto na participação quanto nos temas abordados nos debates e nas oficinas.
Equipe de Vitória do Xingu
Ao final do evento uma equipe de Vitória do Xingu elaborou uma carta direcionada à Secretaria Geral da Presidência da República, avaliando os assuntos abordados no seminário e as propostas apresentadas aos organizadores do evento.









Por Francisco Portela

Hotel Castelo/Rodovia Transamazônia

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010