Páginas

Aprovada proposta para expansão da Uepa na região do Xingu

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Por unanimidade. Assim foi feita a aprovação dos integrantes do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS Xingu) à proposta de fortalecimento das instituições de ensino superior no município de Altamira (PA).
A aprovação foi durante plenária realizada em Altamira e serviu para definir as ações estruturantes nos municípios próximos da região do Xingu.
Participaram cerca de 200 pessoas, entre parlamentares e representantes dos movimentos sociais, além de sindicatos e fundações. A proposta de fortalecimento das Instituições de Ensino Superior foi uma das cinco aprovadas pela plenária e a única por unanimidade. Desta forma, terá prioridade na execução as Universidades do Estado do Pará (Uepa), Federal (UFPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA)
De acordo com o Projeto de Reestruturação, as instalações físicas do campus da Uepa localizado em Altamira serão ampliadas, novos equipamentos serão adquiridos e novos cursos serão ofertados. A expectativa é que em cinco anos a expansão das ações da Uepa beneficie toda a região do Xingu, composta pelos municípios de Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu. Estão previstos R$ 500 milhões em investimentos voltados para o desenvolvimento sustentável daquela região.
As graduações a serem implantadas formarão profissionais nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Engenharia de Produção, Tecnologia Industrial – Alimentos, Engenharia Ambiental, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), Licenciatura Intercultural Indígena e Licenciatura em Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras). A proposta de implantação dos cursos está distribuída entre os anos de 2016 a 2019 e foi baseada na demanda percebida nas feiras vocacionais realizadas no município de Altamira.




Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: ORM NEWS

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010