Páginas

Os Principais Sindicatos apoiam PMDB e PT

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Duas centrais sindicais, três sindicatos de trabalhadores e mais a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) criaram o comitê sindical de apoio aos candidatos da coligação comandada pelo PMDB e PT, Helder Barbalho e Paulo Rocha. O comitê, que já tem programadas para os próximos dias novas adesões de instituições representativas de diferentes categorias, também declarou apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff.
A criação do colegiado foi decidida em reunião ocorrida no Hotel Sagres, no início da semana passada. Neste primeiro momento, integram o comitê a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), além dos sindicatos dos bancários e dos trabalhadores dos correios e da área da saúde. Essas entidades aglutinam milhares de trabalhadores, tanto no campo quanto nas cidades.
Coordenador das campanhas do PT no Pará, o deputado Valdir Ganzer representou, no encontro, os candidatos aos cargos majoritários, que naquele dia cumpriam agenda política no interior do Estado.
Durante a reunião, o que mais se ouviu foram queixas contra o tratamento que o governo dispensa ao funcionalismo público. As reclamações dizem respeito a arrocho nos salários, falta de diálogo com as representações sindicais, cortes de vantagens e até o descumprimento de acordos. As lideranças trabalhistas denunciaram, também, a ineficácia de ações públicas na capital e no interior, especialmente nas áreas de saúde e segurança pública.
Os sindicalistas ressaltaram a situação nos núcleos urbanos do interior e no meio rural, onde, conforme frisaram, a ausência do Estado é total. Em relação aos transportes, por exemplo, os relatos são de que as estradas estão em muitos casos intrafegáveis e as pontes, quando existentes, em condições precárias na maior parte das vezes e algumas até parcialmente destruídas. Para piorar as coisas, eles garantem que o Estado não atua de modo eficiente na prestação de serviços de extensão rural ao pequeno agricultor, não facilita o acesso ao crédito agrícola nem concede estímulos à agricultura familiar.




Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: Diário do Pará

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010