Páginas

Apoios impulsionam candidatura de Helder

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Após ter terminado o primeiro turno da corrida ao governo do Estado do Pará em primeiro lugar, o candidato Helder Barbalho, da Coligação Todos pelo Pará (PMDB / PT / DEM / PR / PDT / PROS / PHS / PC do B / PSL / PPL / PTN), conseguiu três importantes adesões em menos de 48 horas. Os também candidatos do primeiro turno, Elton Braga (PRTB) e Zé Carlos (PV), confirmaram apoio a ele. A maior surpresa, no entanto, veio com a adesão de Jefferson Lima, que foi candidato a senador no grupo do adversário de Helder, Simão Jatene (PSDB).
José Carlos Lima da Costa, o Zé Carlos do PV, anunciou apoio à candidatura de Helder Barbalho ao governo do Pará, em coletiva na tarde desta sexta-feira (10), no segundo turno das Eleições 2014. Zé Carlos foi o terceiro mais votado no pleito, com 44.247.
Em entrevista, Zé Carlos afirmou que a decisão ocorreu na quinta-feira (9), durante reunião da executiva do Partido Verde (PV), em Belém. Pela proximidade de algumas propostas - como escola em tempo integral, apoio a pequenas e médias empresas e apoio às populações mais pobres - a escolha pelo candidato do PMDB não foi aleatória.
Ainda de acordo com Zé Carlos, o apoio a Helder era um caminho natural. "Defendemos a alternância de governo, até porque o governo que aí está, está há anos e precisa ser modificado", pontuou. "Além disso, todos os candidatos que foram derrotados pediam mudança e, por coerência, a mudança está com o candidato Helder. Todos nós somos herdeiros da mudança, e a mudança é Helder."
Na última quarta-feira (8), Elton Braga, do PRTB, também anunciou o apoio a Helder. A campanha está sendo reforçada ainda por Jefferson Lima, segundo candidato mais votado ao Senado pelo Pará, e que decidiu sair da coligação "Juntos com o povo", de Simão Jatene. (Da Redação)
Jefferson Lima explica o porquê de apoiar Helder
Apesar de não ter sido eleito, Jefferson Lima foi o segundo candidato a senador mais votado nas Eleições 2014 no Pará. Ficando atrás somente de Paulo Rocha (PT), vencedor com 1.566.350 (46.30%), Lima teve 741.427 votos (21.92%), participando da Coligação “Juntos com o povo”, que tem à frente o candidato a governador Simão Jatene (PSDB).
Na última quinta-feira (9), Lima anunciou apoio à candidatura de Helder Barbalho (PMDB) ao governo do estado. A decisão surpreendeu muitas pessoas e também mostrou o quanto o atual governo desagrada até mesmo membros e pessoas próximas à coligação.
No início da manhã desta sexta-feira (10), o site "Bilhetim", de Edir Veiga, respeitado doutor em Ciência Política e professor na Universidade Federal do Pará publicou uma entrevista com Jefferson Lima sobre o apoio a Helder. Destacando sua postura como cidadão e a proximidade com as atuais demandas urgentes da população paraense, Lima comentou sobre sua preferência e apoio ao governo do estado e à presidência do país. Confira alguns trechos:
Edir Veiga – Por que você deixou a coligação de Jatene neste segundo turno?
Jefferson Lima – Estive na coligação de Jatene por decisão partidária, do Partido Progressista (PP), mas fui esquecido como candidato ao senado. Não recebi apoio concreto nem do PP e nem do PSDB de Jatene. Assisti o governador assumir publicamente o apoio ao candidato do PSD, Helenilson Pontes.  Somente no último minuto do primeiro turno, com meu crescimento nas pesquisas é que eles lembraram que eu existia.  Me sentia constrangido em subir no palanque de Jatene, devido à presença no mesmo momento de três candidatos ao senado da mesma coligação, onde eu era o “plebeu” estranho no ninho. Então, por uma questão de auto respeito e dignidade, após o primeiro turno, fiz um balanço do tratamento político que recebi por parte do meu partido e do PSDB e seus aliados, é que decidi por um novo caminho, agora como cidadão e não mais preso às amarras partidárias.




Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: Diário do Pará

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010