No período de 3 de julho a 1 de agosto foram contabilizados 396 acidentes, 218 feridos e 28 mortos. Esses são os dados divulgados na manhã de ontem pela Polícia Rodoviária Federal do Pará (PRF), sobre a operação “Férias Escolares 2010”. Comparado com o mesmo período do ano passado, onde foram registrados 16 mortes durante todo o mês, houve um aumento de 75% no número de casos, saltando para 28.
Para a superintendente em exercício, Selma Dias, o saldo das férias foi negativo, chegando a alcançar um índice de 30% a mais do que o ano passado em acidentes, que registrou 304. Do total de acidentes deste ano, 310 ocorreram na BR-316, sendo 273 do Km 0 ao 20. Ainda para Dias, esse é o trecho mais crítico por ser muito urbano e com o trânsito intenso.
Somente no quinto final de semana foram registrados 41 acidentes, com 14 feridos, sendo uma morte. Segundo a superintendente, apesar do balanço geral ter sido negativo, o último final de semana registrou uma queda nos acidentes. Para ela, essa redução se deu por causa do retorno antecipado dos veranistas. “Desde a quinta-feira os banhistas já retornavam para a capital, o que ocasionou na caída dos acidentes”, comenta a superintendente Selma.
IMPRUDÊNCIA
Segundo ela, os principais causadores dos acidentes foram a falta de atenção do condutor e imprudências na estrada. Foram registradas 5.064 autuações por infrações de trânsito sendo causadas por excesso de velocidade, transitar pelo acostamento, lincenciamento vencido, falta do uso do cinto de segurança e ausência de equipamentos obrigatórios.
A PRF afirma que após a contabilização dos dados da operação será feito um levantamento para apontar os principais problemas e como resolvê-los, principalmente nos trechos mais perigosos como a BR-316 (do Km 0 ao 20), Santa Maria do Pará, BR-230 (Marabá, Altamira, Vitória do Xingu e Novo Repartimento) e BR-010 (Ipixuna do Pará)
Você está em: Home » Pará » Número de vítimas fatais quase dobrou em um ano nas Estradas do Pará
Número de vítimas fatais quase dobrou em um ano nas Estradas do Pará
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário