Páginas

Regularização do título eleitoral pode ser feita até o dia 7 de maio

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Termina no próximo dia 7 o prazo para os eleitores regularizar a situação eleitoral, pedir transferências de local de votação, atualizar dados ou solicitar 2ª via do título eleitoral. O prazo também vale para as pessoas que vão retirar o título de eleitor pela primeira vez.
Márcio Silva, supervisor substituto do Centro de Atendimento ao Eleitor (CAE), alerta para os eleitores não perderem o prazo. “Depois do dia 7 de maio, fica vedada por lei a disponibilização desses serviços até o término das eleições. Se houver 2º turno, os serviços serão disponibilizados somente em novembro. O eleitor é considerado com situação irregular quando não vota, está com o título de eleitor cancelado ou quando consta seu título como suspenso, mas ele já cumpriu a sentença toda do período de suspensão, dentre outras situações”.
O supervisor destaca também que a não regularização do título resulta em diversas consequências. “O eleitor que não estiver regular com sua situação eleitoral não vai poder tirar documentos como passaporte, não poderá contrair empréstimo em bancos públicos, além de ficar impossibilitado de tomar posse em concursos públicos ou de se inscrever em universidades públicas ou particulares”, declara.
Apesar da proximidade do fim do prazo, a procura dos eleitores ainda é pequena. No prédio do CAE localizado no bairro da Pedreira, cerca de 250 pessoas são atendidas diariamente, sendo que a média do ano passado era de 400 pessoas por dia.
A estudante Gisele Seixas foi pedir transferência do local de votação e atualizar o nome de casada. Ela achou a movimentação bem tranquila no CAE. “Estou aqui há 10 minutos e faltam só 10 pessoas para eu ser atendida”. Luís Abdon tem 18 anos e retirou o título de eleitor pela primeira vez. “Minha mãe que me avisou do prazo. Eu estou focado em prestar concurso público e esse documento é indispensável”.
SITUAÇÃO
Já o motorista Tiago Fonseca foi ao prédio do CAE para retirar um documento e soube que estava em situação irregular com o título de eleitor. “Eu nem sabia que estava irregular, só descobri isso quando vim aqui ao CAE para retirar uma certidão de quitação eleitoral. Ainda bem que ainda estava dentro do prazo”, relata.
Segundo o supervisor, o número baixo de procura pelos serviços também se deve à descentralização do atendimento. “Nós temos postos de atendimento eleitoral nos bairros do Jurunas e Guamá, que estarão funcionando até o dia 31 de abril, além do posto localizado dentro da sede do Departamento de Trânsito do Pará, que funcionará até o prazo final. Tanto o CAE como os postos funcionam de segunda a sexta, das 8h às 15h”.
As duas últimas semanas de prazo contarão com locais e horários especiais. Entre os dias 2 e 4 de maio, além do CAE, os postos de atendimento do Detran, Mosqueiro e o cartório eleitoral de Icoaraci funcionarão excepcionalmente aos sábados e domingos, no horário das 8h às 14h.
Entre os dias 5 e 7, funcionarão das 8h às 18h. Entre os dias 2 e 7 de maio, um posto de atendimento funcionará dentro da Universidade do Estado do Pará, no Marco, nos mesmos horários excepcionais.





Por Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: (Diário do Pará)

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010