Páginas

FESTA DA PADROEIRA DE VITÓRIA DO XINGU

terça-feira, 27 de maio de 2014


Procissão Terrestre
A Comunidade Católica de Vitória do Xingu, comemorou mais uma festa da padroeira, realizando novenário nas comunidades, batizados e o arraial na Barraca da Santa nos dias 23 a 25/05/2014.
Comunidade Jurunas
No dia 23 de maio às 05:h00min, houve a abertura do arraial com uma alvorada na barraca da santa, com apresentação da Banda de Música do Município, logo em seguida foi servido um café comunitário para todos os participantes, às 17:h00min, houve a procissão fluvial em um percurso do Rio Tucuruí, a noite após a novenna na igreja matriaz, a festa continuou na barraca da santa, com apresentações culturais apresentada pela comunidade Indigena Jurunas do Km 27 da PA-415, e pelos Foleões de São Benedito de Gurupá, que todos os anos prestigiam as feastividades da padroeira de Vitória do Xingu Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos.
Missa Campal
Foleões de Gurupá
No dia 24/05, dia da padroeira, houve a procissão terrestre onde os fiéis percorreram várias ruas da cidade, em seguida foi celebrada a missa campal na praça da matriz, logo após o arraial continuou na barraca da santa, muito som, leilões e vendas de comidas típicas.
Dia 25/05, encerramento da festa, após a missa o evento continuou na barraca, com leilões e apresentação musical com os artistas locais Professor Demerval Almeida (Vada) e Edimar Alves (Maranhão)
Demerval Almeida (Vada)
Edimar Alves (Maranhão)
A Comissão Organizadora da festa avaliou que tudo ocorreu em clima de paz, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura, do Demutran e da Polícia Militar e da população em geral.
Portela, Niltinho e Familiares
                                                  











A Comissão agradeceu a Prefeirura Municipal pelo apoio, aos doadores de animais e objetos para os lelões, aos voluntários que trabalharam com amor e dedicação as festividades da padroeira do município, aos Guardas da Santa, aos Foleões e as Filhas de Maria.
Agradeceu também a todos os visitantes de outros município que prestigiaram as festividade realigiosa e social da padroeira de vitória do Xingu.








Por Francisco Portela e Edil Aranha
Vitória do Xingu - PA
Maio de 2014.

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010