Páginas

Belo Monte: Após depredação índios liberam acesso à Pimental

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Em nota enviada à imprensa, a Norte Energia, empresa responsável pela construção da UHE Belo Monte informou que o pequeno grupo de indígenas que impedia o acesso ao Sítio Pimental pelo Travessão 27 encerrou o bloqueio na tarde desta sexta-feira (30/5).

As negociações que liberaram o acesso ao canteiro de obras foram conduzidas pela Casa de Governo em Altamira, com participação de representantes da Norte Energia.

Antes do encerramento da manifestação, índios das etnias Arara e Juruna da Volta Grande Xingu queimaram dois ônibus do Consórcio Construtor Belo Monte. O grupo, que estava em uma estrada vicinal perto da rodovia Transamazônica, utilizou gasolina para começar o incêndio. Segundo o CCBM, empresa responsável pela construção da Usina, houve apenas dano material e ninguém ficou ferido, já que os ônibus estavam sendo retidos pelos índios antes do incêndio. Segundo o CCBM, os índios estavam no local desde terça-feira (27), impedindo o acesso de funcionários - com isto, a produtividade foi afetada, já que o consórcio trabalhava apenas com os funcionários alojados, que correspondem a 40% da força de trabalho. A ocorrência foi registrada na delegacia de Altamira.





Por  Francisco Portela e Edil Aranha
Fonte: O Xingu

0 comentários:

Postar um comentário

 
PORTAL N1 | by TNB ©2010